MCTIC estimula empresariado a pensar na tecnologia como negócio

Author Photo
2:15 pm - 30 de setembro de 2016
MCTIC estimula empresariado a pensar na tecnologia como negócio

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) apresentou nesta semana a Plataforma iTec, ferramenta que nasce com o propósito de ser ponto de convergência entre academia, governo e iniciativa privada. A ideia, ainda, é que a ferramenta apoio a pesquisa científica e engaje o meio empresarial.

Eduardo Tomo, executivo responsável pelo suporte técnico da plataforma, conta que a iTec poderia ajudar na confecção de protótipos diante de soluções dadas. “O mundo funciona em rede e é colaborativo”, disse Tomo.

Segundo ele, pesquisa e desenvolvimento evoluíram para pensar no negócio como um todo, e uma das maiores interrogações do setor é como montar um modelo de rede colaborativa, que gere valor estratégico para o negócio. As maiores dificuldades para concretizar esse processo de interação no mercado, tendo como foco o desenvolvimento tecnológico, são a assimetria de linguagem e expectativas, o desconhecimento de demandas do mercado por soluções tecnológicas, e a falta de informação sobre potenciais parceiros para inovação e de confiança.

Outra forma apresentada pela Plataforma iTec para facilitar a comunicação na rede de inovação aberta são guias mostrando os passos para quem oferece uma solução desde a elaboração do documento, que deve ser claro, conciso e com declaração convincente até como escolher o tema.

Quanto aos avanços proporcionados pela Plataforma iTec, a coordenadora de Tecnologia da Inovação do Senai, Alessandra Machado, revelou a inauguração do laboratório aberto em março de 2017 – “mecanismo para dar o combustível diante das parcerias geradas pela Plataforma iTec. Essa iniciativa possibilita a confecção de protótipos idealizados a partir de soluções elaboradas pelos cadastrados na rede de inovação aberta”, finalizou.

*Com informações do MCTIC

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.