MCTI quer estimular ingresso de mulheres na ciência

Author Photo
3:07 pm - 07 de agosto de 2015
MCTI quer estimular ingresso de mulheres na ciência
O Brasil precisa estimular a presença de jovens mulheres em atividades de pesquisa e desenvolvimento. A opinião é do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo, que quer criar uma campanha com o tema.

De acordo com ele, isso vai acontecer caso haja um fenômeno cultural, com apoio da escola e da família. “Ou você estimula quando elas são meninas, ou fica difícil mudar a orientação depois. Precisamos convencer as famílias e as escolas a valorizar mais a presença delas nessas atividades”, afirmou.

Segundo o ministro, a inspiração para a campanha partiu de uma conversa com a vencedora do prêmio Jovem Cientista na categoria Estudante de Ensino Médio, Joana Pasquale, na 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em São Carlos (SP). 

Aluna do Colégio Mutirão, em São Marcos (RS), ela descobriu uma forma de avaliar a autenticidade do leite com uma fita de papel de coar café. “Isso demonstra que a presença da juventude do Rio Grande do Sul na ciência não só é estadual como nacional”, contou.
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.