MCTI inaugura data center compartilhado em Recife

Author Photo
2:29 pm - 30 de outubro de 2014
MCTI inaugura data center compartilhado em Recife
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) vai inaugurar nesta quinta-feira (30/10) o segundo data center dos Centros de Dados Compartilhados (CDC) do País. Os CDC estão instalados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), em Recife.

O objetivo é oferecer serviços de armazenamento, processamento e distribuição de conteúdo digital, incluindo software, dados, imagens e vídeos para instituições de ensino e pesquisa no Brasil. O primeiro data center do ministério foi inaugurado em maio deste ano, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus. 

A iniciativa do governo federal é coordenada e operada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em parceria com instituições de ensino e pesquisa das regiões Norte e Nordeste. A companhia chinesa Huawei, que firmou contrato de colaboração com a RNP durante a edição deste ano da Futurecom, é a responsável pela doação e instalação dos equipamentos que vão compor o data center no Brasil.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.