Master otimiza rede de telecom e se fortalece no mercado
Serviço proporcionou mais de 20% de redução de custos com upgrade das operações

A Master, provedora regional de serviços de internet Banda Larga, Fibra Óptica e TV por assinatura, que atua em mais de 80 cidades no estado de Minas Gerais e São Paulo, anuncia os resultados do trabalho de reengenharia de tráfego, feito com a consultoria da Everest Ridge, especializada em otimização de redes de telecomunicações. Em dois anos de trabalho, a empresa conseguiu equiparar-se em estrutura aos principais players do mercado, valorizou a marca e tornou-se um dos três maiores provedores regionais de internet do Brasil.
“A Master atua há 30 anos com TV e começou sua expansão wireless em 2007. Nesta época, a empresa cresceu muito rapidamente e deixou de ser uma empresa de TV a cabo para tornar-se uma operadora, com backbone próprio. Procuramos a Everest Ridge por um problema de roteamento de borda e obtivemos resultados muito saudáveis que nos permitiu um crescimento escalonável de capacidades. Em 45 dias de imersão, a Everest mapeou a rede e identificou o que não funcionava bem, redesenhou o tráfego para otimizar o serviço, melhorou a velocidade do serviço, identificou os equipamentos para tornar a rede mais robusta, apresentou pontos críticos e trouxe 100% de visibilidade para o nosso negócio”, conta Diego Aquino, gerente de Engenharia da Master.
Novos horizontes
O executivo explica que a reengenharia também contou com um treinamento que qualificou a equipe e permitiu expandir os negócios e trazer novos clientes. “A análise da Everest Ridge evitou o upgrade por um ano e nos possibilitou crescer 20% sem nenhum custo extra, utilizando a mesma infraestrutura. Além disso, o maior resultado foi uma grande valorização da nossa marca. Nos equiparamos aos serviços prestados pelos grandes players do mercado. Com isso, pudemos passar a fazer parcerias com estas empresas para troca de uso de infraestrutura, o que também nos trouxe novas possibilidade de negócios”, explica Aquino.
O diretor da Everest Ridge, Eduardo Meirelles, afirma que o trabalho de Reengenharia de Tráfego pode reduzir custos fixos em média de 30% em redes de Telecom. “A maioria das redes possui usos inapropriados que geram custos. Após o mapeamento completo com uma análise profunda de desempenho, é possível o redesenho de topologia de redes para melhorar conexões e integrações. Ajudamos a estabelecer acordos com parceiros estratégicos que também resultam em redução de custos diretos”, afirma Meirelles.
Para o usuário, a Master conta que houve uma percepção clara de aumento de velocidade e também de nível de serviço.