Marketing digital responde por 60% de todo gasto com marketing

Nos próximos cinco anos, fatia deve chegar a 85%, dizem ouvidos por um estudo da NTT Data com o MIT. Instagram é a rede social preferida

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3:25 pm - 05 de setembro de 2022
mulher negra notebook marketing sorriso feliz Foto: Shutterstock

Os canais digitais não só se consolidaram como meio de divulgação para marcas e empresas durante (e após a pandemia), mas como também se tornaram como prioridade de investimento. Sete em cada dez (70%) das companhias entrevistadas por um estudo da NTT Data e do MIT Technology Review em espanhol disseram que aumentaram investimentos em marketing digital ao longo de 2021 – e pretendem aumentar nos próximos anos.

Atualmente, os gastos em marketing digital correspondem a 60% de todo gasto em marketing. Nos próximos cinco anos, essa fatia deve aumentar para 85%, segundo os entrevistados.

O estudo – chamado Marketing Digital na América Latina – ouviu líderes de 60 empresas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. E também revelou que 40% das empresas pesquisadas possuem ferramentas tecnológicas como visualização de dados, analytics e SEO, além de possuírem ativos digitais como redes sociais, site ou CRM. E 57% seguem um planejamento anual das campanhas, de um alinhamento mais geral para um mais personalizado ao longo da jornada digital do cliente.

Leia também: Marketing aumentará em 40% investimentos em transformação digital

Atualmente, 90% das entrevistadas têm estratégias de marketing digital. Há três anos, esse número estava em 40%. E 44% delas conseguiram atingir os objetivos (KPIs, do inglês Key Performance Indicator) nas áreas envolvidas no negócio. Além disso, 28% afirmam ter conseguido alinhá-lo aos objetivos do negócio, otimizando e avaliando regularmente.

Redes e ferramentas

O Instagram apareceu no estudo como rede social preferida para 87% das empresas. Em seguida, aparecem o Facebook (76%) e o LinkedIn (53%) e o YouTube (53%). O TikTok foi apontado por 18%, mas a expectativa é que apareça como terceira principal rede social na América Latina em 2022.

Entre as ferramentas mais importantes estão o CRM (segundo 82%), SEO (59%), ferramentas de gerenciamento de campanhas (57%) e ferramentas de escuta social (38%).

Com relação ao SEO, 59% utilizam ferramentas em sua estratégia de marketing digital. Quando perguntados sobre a relevância do SEO nos negócios, 61% afirmaram que estão em um nível intermediário.

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