Marketplace modernizado atrai mais usuários à OLX de Autos

Projeto trouxe crescimento de 33% na venda de automóveis seminovos e usados no primeiro semestre de 2021

Author Photo
7:30 pm - 24 de novembro de 2021
Raúl Rentería, CTO da OLX Raúl Rentería, CTO da OLX Foto: Divulgação

Há cinco anos na OLX, Raúl Rentería ingressou na empresa com meta de construir uma área de dados para balizar estratégias e impulsionar a inovação do negócio. Hoje, como CTO, cargo que assumiu em 2019, segue a trajetória marcada desde cedo pela paixão por tecnologia, ampliando seu conhecimento pela atuação em cada empresa por onde passou, entre elas a Microsoft Brasil.

“Mas paixão sem propósito é uma história incompleta. É preciso sentir que o seu trabalho, no final do dia, faz a diferença para a sociedade”, diz o CTO da OLX, que liderou o projeto Aumento da digitalização da jornada do Marketplace de Autos, inscrito no prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI 2021, promovido pela IT Mídia, com o qual saiu vencedor na categoria Comércio Atacadista e Varejista.

Na percepção de Rentería, o que fortalece a sua atuação e agrega valor ao negócio é poder prover uma plataforma que pode ser acessada de qualquer parte do Brasil, e gratuita. “É muito bom saber que de alguma forma estamos contribuindo para uma economia sustentável, circular. Gosto de fazer parte de um negócio que impacta positivamente a vida das pessoas”, afirma o CTO, para quem essa empatia é um processo de amadurecimento ao longo da carreira.

Nesse segmento, é essencial vencer a questão cultural, aponta o executivo. “Comprar automóveis ainda é um forte hábito offline. Então, para torná-lo online e um procedimento prático e seguro, precisamos quebrar paradigmas, portanto, requer empenho que garanta uma experiência intuitiva e conveniente para o usuário”, afirma.

Para isso, nada melhor do que a tecnologia para viabilizar estratégias. A maior plataforma online de compra e venda de veículos do País entendeu que era preciso aprimorar a usabilidade, permitindo uma experiência mais fácil e completa. Tanto para os usuários privados, como para profissionais, garantindo uma jornada online mais prática e segura.

Um time perto de 30 colaboradores trabalhou duro, de outubro de 2020 a setembro de 2021, para ajustar layout, mecanismos de buscas, melhorias nos campos autocompletáveis dos anúncios e a inclusão de novas soluções, e assim apoiar a criação de funcionalidades inovadoras baseadas em dados. Entre as novidades estão sugestão de precificação, análise de mercado e catálogo de atributos de modelos de veículos, que facilitam a vida dos usuários, segundo Rentería.

Mas um ponto altamente estratégico da evolução da plataforma foi a integração com fornecedores de histórico veicular, verificação de identidade do usuário, análise de crédito e elegibilidade para seguros. “É muito importante proporcionar ao usuário realizar toda a jornada de compra de um automóvel, em um só lugar, porque é complexa, e então facilitamos tudo isso”, comemora o executivo, certo de que dessa forma o consumidor vai priorizar mais rapidamente o modelo online.

Toda essa modernização do marketplace contribuiu para o crescimento de 33% na venda de automóveis seminovos e usados no primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período de 2020, atraindo todo mês 22 milhões de usuários à plataforma OLX de Autos.

Tecnologia e conveniência

“Um em cada cinco carros comercializados no Brasil é vendido por meio da plataforma OLX”, declara o executivo. Segundo ele, isso é fruto da praticidade proporcionada. “É um trabalho contínuo, ou seja, modernizar, simplificando processos, permitindo que a tomada de decisão do usuário seja ágil, descomplicada, intuitiva e a um toque na tela do celular.”

Melhorias na navegabilidade, com elementos mais intuitivos e machine learning, que auxilia com sugestões de preço médio do veículo (com base na tabela Fipe) e no histórico de anúncios da plataforma OLX são algumas evoluções da plataforma de Autos. Além disso, foram aplicadas técnicas de design thinking, lean, product discovery, arquitetura reativa e metodologias ágeis para desenvolvimento de softwares.

De acordo com Rentería, cerca de 2,4 milhões de vendas são realizadas por mês em toda a plataforma da OLX, incluindo todas as categorias, o que significa perto de 55 vendas por minuto, e ainda meio milhão de anúncios todos os dias.

“Constatamos que anúncios com histórico veicular recebem 52% a mais de visitas e vendem até 75% mais rápido em comparação aos que não têm essa funcionalidade. Estudos com usuários sobre o Perfil Verificado, outra solução de segurança implementada, aponta que 50% dos usuários relataram se sentirem mais confiantes em negociar com pessoas que têm suas credenciais verificadas”, revela.

O executivo da vencedora OLX acredita que a constante inovação para melhorar a experiência dos usuários soma para aumentar a digitalização do mercado de veículos usados e a manter a empresa na liderança do setor.

“Todo esse esforço nos diferencia da concorrência com uma proposta de valor singular. Fomos o primeiro player a usar a solução de histórico veicular integrado à jornada de compra e venda de veículos”, afirma. E tudo isso apoiado na forte cultura de dados da empresa, que a usa como lupa para enxergar e inovar muito além do lugar comum.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.