Marinha discute parceria com Itaipu em ciência e tecnologia

Author Photo
12:04 pm - 25 de agosto de 2016
Marinha discute parceria com Itaipu em ciência e tecnologia

A Marinha do Brasil discute a possibilidade de fechar parcerias com a Itaipu Binacional e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (Fundação PTI) para desenvolvimento de esforços na área de ciência e tecnologia. A ideia é focar em mobilidade elétrica e armazenamento de energia.

Para isso, o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, contra-almirante Paulo Roberto da Silva Xavier, conheceu nesta quarta-feira (24/8), em Foz do Iguaçu (PR), uma série de projetos desenvolvidos pela Itaipu Binacional e pela Fundação PTI. Pela manhã, o grupo conheceu o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos (CPDM-VE) – o galpão G G5, local onde é desenvolvido o Programa Veículo Elétrico (VE).

O contra-almirante e comitiva foram recebidos pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, e pelo chefe da Assessoria de Informações (IN.GB), Carlos Roberto Sucha. O diretor-superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo, participou das reuniões.

Ele também foi informado sobre o andamento da parceria entre Itaipu, FPTI e Exército Brasileiro na área de armazenamento de energia. Essa mesma tecnologia poderá beneficiar instalações da Marinha.

À tarde, a comitiva participou de encontros no PTI. A comitiva conheceu os laboratórios de hidrogênio e de bateria, o Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (Lasse), o Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb) e o Centro de Estudos Avançados em Proteção de Estruturas Estratégicas (CEAPE²).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.