Marcelo Camara é contratado pela Certisign

Executivo atuava no Bradesco e irá liderar área de inteligência artificial na nova empresa

Author Photo
3:37 pm - 08 de setembro de 2020
Marcelo Camara Certisign

A empresa de certificação e identificação digital Certisign tem novo Chief Artificial Intelligence Officer, Marcelo Camara. O executivo será responsável por liderar o setor de inteligência artificial, área recém criada na companhia. Nesta nova função, Camara responderá ao diretor técnico e de operações da Certisign, Ramon Coronado, e ao diretor de marketing e vendas Bruno Portnoi.

Entre as atribuições do executivo no novo cargo está o desenvolvimento de iniciativas de inteligência artificial da companhia, como automação de processos, novos produtos e machine learning, bem como a ampliação da cultura de dados da Certisign.

Leia também: Assistente Virtual: Como atender seus clientes e construir sua marca

Antes de chegar à Certisign, Marcelo Camara atuou no Bradesco por mais de 20 anos até novembro do ano passado e, nos últimos três anos, era responsável pela área de inteligência artificial e algoritmos do banco. Sua entrada no Bradesco foi em 1998, como programador no internet banking via prestação de serviços da Scopus Tecnologia, empresa de TI controlada pela instituição. Alguns anos depois, em 2002, foi contratado pelo banco e exerceu cargos de liderança em setores de inovação e segurança da informação.

Nos destaques de sua carreira estão a criação da BIA, a inteligência artificial do banco, e a primeira célula de segurança digital. Além disso, Camara teve parte na criação do primeiro CSIRT (Computer Security Incident Response Team, em inglês) e de um time específico para análise forense. De 2009 a 2014, o executivo também desempenhou a função de diretor setorial de prevenção a fraudes na Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.