Marc Benioff, CEO da Salesforce, explica aquisição bilionária do Slack

Durante Dreamforce 2020, executivo falou das novas ambições da gigante de CRM: rumo ao 'social enterprise'

Author Photo
8:13 pm - 02 de dezembro de 2020

Um dia após a Salesforce oficializar a intenção de compra do aplicativo Slack, Marc Benioff, cofundador e CEO da gigante de CRM, recebeu Stewart Butterfield, cofundador do Slack, para a abertura do Dreamforce 2020. Diferente dos anos anteriores, a conferência que costuma se estender por dias e ocupa boa parte do centro de São Francisco (CA), aconteceu nesta quarta-feira (02/12) com uma audiência exclusivamente digital. Coube a Benioff e Bret Taylor, presidente e COO da Salesforce, conduzirem o evento ao vivo nos arredores da Salesforce Tower.

A aquisição bilionária do Slack por anunciados US$ 27,7 bilhões (maior ainda que a compra da Tableau por US$ 15,3 bilhões) vai de encontro, nas palavras de Benioff, à visão da companhia para o “social enterprise”. Com essa união, o aplicativo de comunicação e colaboração Slack irá integrar o portfólio Customer 360, a plataforma de CRM da Salesforce.

“Pensamos sobre isso há anos”, disse Benioff ao falar sobre a ambição de novas aplicações sociais para o seu CRM. “E logo ali, em um edifício ao lado da Salesforce”, complementou ao apontar para o prédio vizinho, “uma empresa que tem executado a visão de social enterprise, uma visão de um produto social colaborativo”.

Butterfield, que viu o software de colaboração que lançou em 2009 crescer nos últimos anos acompanhando a tendência da colaboração à distância, esbarrou neste ano com o salto da plataforma concorrente, o Microsoft Teams. Segundo último balanço divulgado em 2019, o Slack contava com 12 milhões de usuários ativos diários. Em outubro deste ano, a Microsoft revelou ter 115 milhões de usuários ativos no Teams. Ambas, possuem versões gratuitas do serviço.

Leia a matéria completa no IT Forum.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.