Maratona Behind the Code reunirá participantes em desafios do mundo real

Com cooperação da IT Mídia e parceiros de negócios da IBM, competição virtual latino-americana capacita e explora tendências do mercado de TI

Author Photo
6:02 pm - 26 de outubro de 2021

A terceira edição da Maratona Behind the Code vai concentrar, em novembro, entusiastas da tecnologia e pessoas desenvolvedoras em um ambiente diverso e inovador. A competição virtual é realizada pela IBM em parceria com a IT Mídia e parceiros de negócios da IBM, incluindo Algar Tech, Bantotal, GFT, Quanam, Sonda e outros.

Na última semana foram realizadas palestras e workshops “mão na massa” com o objetivo de capacitar os inscritos e trazer informações relevantes para a competição e também de carreira. A gravação das lives pode ser vista neste canal do YouTube

A partir de novembro, os participantes de norte a sul da América Latina inscritos na iniciativa terão que programar baseados em desafios do mundo real, com apoio de tecnologias disruptivas disponíveis na IBM Cloud, incluindo Inteligência Artificial, IoT e Data Science. Os desafios propostos pelos parceiros envolvem as principais tendências do mercado, como open banking, open finance e chatbots. A última edição da competição virtual contou com mais de 70.000 mil inscrições e resultou na criação de 270.000 linhas de código.

“Esta é uma oportunidade para as pessoas que desenvolvem e entusiastas de TI terem contato com as tecnologias que estão revolucionando o mercado. A GFT, por exemplo, traz um desafio relacionado ao open banking em um contexto mais avançado. O objetivo é que os participantes vivenciem na prática como usar inteligência artificial, aprendizado de máquina, ciência dos dados e outras tecnologias nesse oceano de dados disponíveis sobre os clientes e oriundos de diversos bancos de dados de instituições financeiras”, explica Cláudio Pinheiro, head of data science & AI da GFT, empresa pioneira no desenvolvimento de soluções de open finance e open banking.

Na mesma esteira, o Bantotal propõe aos competidores uma imersão no universo do open banking, uma das etapas do open finance. “Mais do que promover um desafio técnico, o Bantotal espera despertar os desenvolvedores a refletir sobre como a indústria financeira e suas ferramentas impactam na vida cotidiana. E a maratona propicia o surgimento de ideias frescas que podem levar a soluções inovadoras para problemas reais de nossos clientes”, comentou Fernando Panizza, CTO do Bantotal, provedora de soluções para instituições financeiras. “Estamos muito contentes em acompanhar a IBM em uma iniciativa como esta, que busca ensinar ao mesmo tempo para desenvolvedores de toda a América”.

Ao propor um desafio que envolve a determinação da qualidade das condições ambientais em em um centro de reabilitação de saúde, a Quanam convida os participantes a criarem soluções inovadoras com o Watson e tecnologias de Internet das Coisas (IoT). “Nosso intuito é sensibilizar as pessoas para o impacto social da tecnologia e para como ela pode ser utilizada como um agente transformador da sociedade. A aplicação de soluções de IA, sensoriamento, IoT e outras podem ajudar a melhorar qualidade de vida dos cidadãos, como vimos na pandemia, por exemplo, por meio da telemedicina”, expõe Leonardo Loureiro, CEO da Quanam USA.

Já a SONDA, empresa latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, traz aos desenvolvedores um desafio que envolve o uso tecnologias da plataforma IBM Cloud para evitar a perda de clientes, ou seja, o churn. “A maratona insere a pessoa que desenvolve no contexto do negócio, pois estamos propondo um problema real relacionado à análise de churn. É uma oportunidade de ampliar os conhecimentos além da tecnologia e dos dados, despertando uma visão de negócio e desenvolvendo as chamadas soft skills”, afirma Adriano Esposito, diretor de digital experience da Sonda. O executivo também conta que os olheiros da companhia estarão focados nos talentos da competição, de modo que os destaques poderão ser convidados para se juntar a um time de mais de 10 mil profissionais de tecnologia.

Por meio dos serviços disponíveis na IBM Cloud, os participantes ainda serão incentivados a construir uma solução que consiga fazer uma interação entre cliente e máquina. “Os chatbots são uma tendência em todo o mundo, por isso a Algar Tech está lançando um desafio relacionado a uma situação que qualquer pessoa já enfrentou. Nossa expectativa é crescer fortemente na região, o que aumenta a sinergia com a Maratona, que reúne culturas de diferentes países para melhorar a experiência das pessoas por meio da tecnologia”, detalha Fernando Mendes de Paula, diretor de operações internacionais da Algar Tech.

Inscrições

As inscrições para a Maratona Behind the Code 2021 estão abertas e podem ser feitas nesse site. Podem participar residentes dos países: Argentina (exceto a província de Mendoza), Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela.

Nesta edição, a maratona premiará os 100 melhores colocados com vouchers que podem ser trocados em viagens, sendo que os top 5 vencedores ganharão vouchers adicionais. Os parceiros estratégicos da IBM também oferecerão prêmios exclusivos aos participantes com melhor colocação em cada desafio, incluindo vale-compras nos maiores marketplaces do mercado.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.