Mara Maehara, CIO da Totvs: ‘nunca tive medo de sair da zona de conforto’

Com grande experiência em varejo, Mara Maehara, CIO da Totvs, mudou completamente sua atuação nos últimos quase 4 anos

Author Photo
8:12 am - 18 de abril de 2019

Até 2016, Mara Maehara, CIO da Totvs, tinha construído toda a sua carreira no setor de varejo. Com mais de 26 anos de experiência em TI, a trajetória de Mara contabiliza passagens, todas em cargos de liderança, por empresas de abrangência global como Ambev, Grupo BRF (Sadia), Carrefour e Grupo Pão de Açúcar (GPA).

Formada em Análise de Sistemas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mara é pós-graduada em Administração pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e tem MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Além disso, possui especializações em E-commerce pela Universidade da Califórnia Irvine e em Finanças para Executivos no Insper.

Quando assumiu a TI da Totvs, empresa brasileira com presença em 41 países e receita líquida de mais de R$ 2 bilhões, há quase quatro anos, a nova posição parecia altamente desafiadora, mas ela revela que tirou de letra. “Nunca tive medo de sair da zona de conforto, porque foi o que fiz constantemente na minha vida. Sempre tive resiliência, segurança e firmeza”, revelou ela em conversa com a CIO Brasil.

Somente o fato de ter escolhido a área de tecnologia da informação já revela que ela tinha coragem para seguir caminhos diferente da maioria dos amigos à época. A referência para atuar no setor era seu irmão, que já trabalhava com TI, mas o gosto por tecnologia sempre esteve presente em seu perfil.

Logo no início da carreira, começou a trabalhar na Brahma, onde revela já ter iniciado sua forte conexão com as áreas de negócios. “Para atuar na TI, tive de aprender todo o processo de produção e até fazer degustação de cervejas”, lembra ela. Participou da coordenação da implantação do projeto de Business Intelligence para diferentes áreas e teve a oportunidade de atuar ativamente em projetos de integração de soluções que suportaram a fusão das empresas Brahma e Antarctica, que originou a Ambev.

Ao assumir a gerência de serviços de TI na Ambev, onde ficou por 12 anos, viu-se diante de desafios de montar o Centro de Serviços Compartilhados (CSC) da empresa, que ganhou selo de eficiência e teve seu modelo exportado para outras unidades da empresa fora do Brasil. Foi lá que teve a oportunidade de passar seis meses na Califórnia para um período de estudos e especializar-se em e-commerce, que começava a ganhar forma no Brasil.

Com a bagagem repleta de aprendizados, Mara foi convidada para assumir a gerência de TI do Grupo Pão de Açúcar (GPA), trabalhando diretamente com nada mais, nada menos, do que Abílio Diniz. “Foi lá que conduzi meu primeiro Black Friday e estive à frente do projeto de e-commerce do Carrefour Brasil”, lembra.

Foram dias desafiadores, revela ela. A operação digital do Carrefour era como uma nova empresa dentro de uma gigante, com estrutura e meta próprias. Do início da iniciativa até o lançamento do e-commerce, Mara lembra que foram exatos seis meses e 23 dias. Nada podia dar errado e o empenho do time era gigantesco. Tanto que ela recorda que ficou 36 horas sem dormir na entrega final do projeto em 2010. Todo o empenho gerou excelentes frutos, recorda. A iniciativa deu tão certo que ela foi convidada para levar o mesmo modelo para as operações na França, Espanha e Itália. Em 2012, veio o desafio para ser diretora de toda a área de TI do GPA.

Mudança de ares

Depois de voltar de licença maternidade, Mara, então, foi atraída pela Totvs, uma empresa brasileira com tradição em serviços e produtos de tecnologia. “Era uma oportunidade de mudar e voltar às origens da minha carreira”, conta ela.

Logo que chegou, o primeiro desafio: consolidar seis prédios da Totvs em São Paulo, sede da empresa, em um único de 65 mil m². Um projeto altamente ambicioso e puramente pautado em tecnologia e sustentabilidade. Foram investidos R$ 280 milhões na nova estruturada, inaugurada em junho de 2017. No escritório há também um laboratório de 174 m² focado em inovação e user experience, em que a equipe trabalha com o conceito de design thinking.

“Não foi apenas um projeto de infraestrutura, mas de mudança na forma de trabalhar, de atuar”, diz. Nesse novo contexto, o conceito ágil ganhou espaço não só na TI, mas contaminou positivamente toda a empresa. “Para inovar, é preciso que toda a companhia esteja com a mesma mentalidade”, justifica.

Liderança presente

Mara considera-se uma líder presente e que preza pelo alto engajamento do seu time, hoje com 179 pessoas no total, contando com as operações locais e internacionais da Totvs. “Tenho trabalhado para aprimorar cada vez mais a comunicação com a equipe”, afirma.

Uma das frentes que coloca em prática são reuniões constantes não só com os líderes, como também com os demais colaboradores da TI. Mas ela lança mão também de conversas informais para falar de tecnologia e de temas relevantes para a empresa, sempre de forma muito aberta e participativa.

Nos próximos meses, Mara revela uma agenda intensa de projetos. No topo das prioridades está a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sancionada em 2018 e que entrará em vigor no próximo ano. “É um tema latente, que tem tomado bastante da minha agenda e do jurídico, que está junto com a TI nessa jornada”, finaliza.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.