ManageEngine investe para crescer no Brasil e recruta parceiros

Empresa indiana de serviços e soluções de suporte de TI espera saltar 30% neste ano

Author Photo
10:02 am - 12 de setembro de 2018

A indiana ManageEngine nasceu há dez anos em Chennai para levar às equipes de tecnologia da informação as ferramentas necessárias para fornecer serviços e suporte de TI em tempo real. Sua missão desde então foi alçar voos altos não só em seu país de origem, como também no mercado internacional.

O resultado dessa estratégia foi tamanho que a empresa, hoje, tem como seu maior mercado os Estados Unidos, e não a Índia, seguidos do Reino Unido, Índia e China.

No Brasil, sua atuação é mais recente, mas o sucesso veio rápido. Já são 600 clientes em solo nacional e a companhia tem apetite para crescer muito mais, revela Nirmal Kumar Manoharan, diretor regional para América Latina da ManageEngine. Em todo o mundo, o executivo afirmou que 60% das empresas da Fortune 500 contam com soluções ManageEngine.

“Estamos em pleno processo de expansão, contratando pessoas e recrutando parceiros”, afirmou em conversa com o IT Forum 365. Recentemente, a ManageEngine decidiu investir na contratação de uma profissional responsável pelo Marketing no Brasil e o executivo adianta a ampliação do time local em um futuro próximo.

Do lado de parceiros, a companhia conta com três atualmente: a Pinpoint e a Centric, em São Paulo, e a ACSoftware, em Goiânia. Mas Manoharan contou que já iniciou a busca por novos canais para ampliar a capilaridade da empresa e conquistar mercados importantes como Rio de Janeiro, Brasília, Rio Grande do Sul e até mesmo São Paulo, onde já conta com uma base relevante. “O desafio é, sem dúvidas, cobrir todo o País. O ecossistema nos dá essa possibilidade”, completou.

Crescer, mas manter a cultura

Manoharan contou que uma das conquistas que a ManageEngine mais se orgulha é o fato de ampliar seus negócios para além das fronteiras da Índia, mas manter sua cultura em todos os locais nos quais atuais.

Mas o que isso significa? “Empoderamos os colaboradores para que eles tomem decisões. No nosso entendimento, a microgestão não funciona. Por isso, damos liberdade para que eles façam escolhas com base na estratégia geral da companhia”, afirmou o executivo.

Transformação digital

Manoharan apontou que a corrida para se destacar em meio à transformação digital tem feito negócios apostarem pesado em tecnologia e, claro, em suporte em tempo real. O objetivo é garantir o alinhamento alinhado entre TI e negócios, possibilitando o desempenho adequado da infraestrutura de TI, incluindo redes, servidores, aplicativos, desktops.

“Nossas ferramentas são intuitivas, o que facilita o uso. Os próprios clientes nos dão esse feedback. Além disso, todas as tecnologias operam no idioma local, o que torna o trabalho mais produtivo”, garantiu ele.

Os números da empresa mostram que, de fato, as organizações registraram grande aceitação das ferramentas da ManageEngine. Tanto é que a empresa vem crescendo 20% ao ano em receita no Brasil e a expectativa para este ano é bastante otimista, de salto de 30%.

Olhar apurado para P&D

Manoharan revelou que a empresa faz constantes investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para levar novos produtos ao mercado. A ManageEngine também usa todo o potencial da sua empresa-mãe, a Zoho Corporation, que foca na oferta de soluções de gestão de relacionamento com o cliente (CRM), para investir em inovações.

Um exemplo dessa troca está no uso recente de uma ferramenta de business intelligence (BI) para agregar inteligência aos produtos. O próximo passo será a integração de um sistema de inteligência artificial, via chatbot, na ferramenta de atendimento a chamados, para que os usuários resolvam problemas no primeiro nível de atendimento.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.