Mais de 60% dos latinos salvam arquivos de trabalho em nuvens pessoais

Dado vem de pesquisa da Kaspesky em colaboração com consultoria CORPA, o estudo também avaliou os riscos da chamada Shadow IT

Author Photo
10:01 am - 22 de outubro de 2020
nuvem perspectivas destaque Imagem: AdobeStock

Você sabe o que é Shadow IT? É quando colaboradores utilizam dispositivos, programas e serviços que estão fora do controle da organização. Segundo estudo da Kaspersky, em parceria com a consultoria CORPA, 63% dos latino-americanos usam serviços de nuvem não corporativos para salvar arquivos de trabalho, seja para compartilhar com outra pessoa ou para facilitar o acesso. Ao mesmo tempo, metade desses colaboradores admite não tomar medidas para proteger essas informações, seja por desconhecimento de como fazer, seja por não considerar necessário.

A apuração revelou ainda que, em geral, 50% dos colaboradores da região não eliminam documentos antigos salvos nos serviços de nuvem não corporativos. Os principais motivos alegados são: porque eles preferem mantê-los armazenados ou, simplesmente, apagar esses arquivos não está entre as suas prioridades. Mais de um terço (36%) dos latino-americanos não exclui arquivos de trabalhos antigos, enquanto um em cada 10 não se lembra se ainda mantém os documentos de empregos anteriores.

Leia também: Farmácia Pague Menos reformula completamente sua área de TI

Segundo a pesquisa, os brasileiros somam 58% dos utilizadores de Shadow IT. Por outro lado, a população brasileira registra apenas 37% dos menos cautelosos sobre arquivos em serviços de nuvem não corporativos.

“A Shadow IT reforça um conceito que estamos falando há muito tempo: cibersegurança não é apenas instalar um produto e focar no seu negócio. O que queremos dizer com isso é que as áreas de segurança corporativas hoje precisam entender o negócio e as necessidades dos funcionários para garantir a proteção de todos: pessoas, processos e dados”, explica Roberto Rebouças, gerente-executivo da Kaspersky no Brasil.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.