Mais da metade dos profissionais de supply chain espera salto na economia circular nos próximos 2 anos

Acesso a materiais em fim de vida é o maior desafio, diz estudo do Gartner

Author Photo
1:00 pm - 25 de setembro de 2020

A pandemia de Covid-19 escancarou as fragilidades da cadeia de suprimentos em todo o mundo, Nesse contexto, muitos líderes viram na economia circular uma estratégia para aumentar a segurança da matéria-prima de sua organização. De acordo com pesquisa do Gartner, 51% dos profissionais da cadeia de suprimentos esperam que o foco em suas estratégias de economia circular aumentem nos próximos dois anos.

A partir de entrevistas com 528 profissionais da cadeia de suprimentos, realizadas entre maio e junho de 2020, o Gartner descobriu que há dois fatores principais para esse aumento. Primeiro, os consumidores podem não estar dispostos a fazer grandes compras, resultando em modelos de produto como serviço (PaaS) se tornando mais atraentes. Em segundo lugar, uma economia circular tem o potencial de melhorar a segurança da matéria-prima de produtos em fim de vida.

Por isso, para a empresa de consultoria, os diretores da cadeia de suprimentos (CSCOs) podem usar estratégias de economia circular para aumentar a segurança da matéria-prima de sua organização em tempos de interrupção.

“A pandemia de Covid-19 mostrou que os pontos fortes das cadeias de suprimentos globalizadas podem se tornar uma fraqueza quando a disponibilidade de matéria-prima e o acesso despencam durante uma crise”, disse Sarah Watt, Analista de Diretor Sênior do Gartner Supply Chain Practice. “Para os CSCOs, a economia circular é uma grande oportunidade para melhorar a resiliência das matérias-primas e desacoplar o consumo de materiais do crescimento financeiro”.

No entanto, as organizações ainda lutam para acessar e reprocessar produtos em fim de vida. Os líderes da cadeia de suprimentos enfrentam uma teia de complexidades que consistem em quatro desafios específicos, segundo o Gartner:

Propriedade de materiais em fim de vida

A maioria das organizações da cadeia de suprimentos perde o controle dos produtos e matérias-primas em seus respectivos pontos de venda. Isso significa que eles devem obter novamente o acesso do consumidor ao final da vida útil do produto. As organizações de alta tecnologia favorecem os modelos de aluguel e assinatura porque o produto retornará automaticamente para eles.

“As organizações devem se envolver com os clientes de novas maneiras para obter acesso a materiais em fim de vida. Muitas cadeias de suprimentos dependem de novos modelos de negócios ou incentivos, no entanto, 35% dependem da boa vontade do cliente”, acrescentou Watt.

Quantidade de Materiais

Um dos principais desafios é coletar e centralizar produtos em fim de vida para processamento de maneira econômica. A maioria das organizações da cadeia de suprimentos colabora com fornecedores de resíduos, fornecedores de matéria-prima e fornecedores de logística reversa para obter acesso ao material.

Valor das matérias-primas

Uma economia circular ainda precisa operar dentro dos limites econômicos. Produtos com baixo valor residual têm menor probabilidade de serem processados. Embora possa haver diferenças nos impactos ambientais entre os materiais, a maior parte da tomada de decisão da organização será baseada na economia e no risco.

“Existem algumas razões pelas quais pode valer a pena recuperar materiais em fim de vida com baixo valor residual”, disse Watt. “A recuperação desses ativos pode funcionar como uma proteção contra a volatilidade dos preços e aumentar a segurança da matéria-prima de uma organização. O sentimento do cliente em relação a certas formas de materiais, como plásticos descartáveis, também mudou, apresentando um risco de reputação, que tem sido um catalisador para a ação”.

Complexidade do Produto

Quanto menos complexo for um produto, mais fácil e barato será o reprocessamento. Um dos métodos mais fáceis de superar a complexidade é reciclar para recuperar materiais primários. No entanto, a reciclagem leva à perda de valor, pois o produto fabricado está sendo extinto no processo.

Apenas 24% dos respondentes da pesquisa afirmaram que sua organização está envolvida em atividades de reforma. A reforma oferece mais valor do que a reciclagem, pois normalmente reduz o impacto ambiental e permite que a organização atinja uma segunda venda rápida.

“O design do produto é crucial para o gerenciamento de fim de vida. Produtos mal projetados com materiais tóxicos podem ser incrivelmente difíceis e caros de processar e colocar de volta no mercado”, concluiu a Watt.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.