Mais da metade das transações financeiras no Brasil é realizada via web e mobile banking

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2:36 pm - 14 de abril de 2015
Mais da metade das transações financeiras no Brasil é realizada via web e mobile banking
O Brasil avançou no uso de meios digitais para a realização de transações financeiras. Segundo dados da “Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2014”, conduzida anualmente pela Federação Brasileira de Bancos, 52% das operações bancárias no Brasil no ano passado foram efetuadas por meio da web e do mobile banking.

Das contas ativas no País, 47% realizaram transações nos últimos seis meses a partir do internet banking e 24% por meio de smartphones. “Canais digitais se consolidaram de vez. Cada vez mais, observamos uma consolidação no foco da agência e isso não é provocado pelos bancos, mas por uma demanda dos clientes”, constata Gustavo Fosse, diretor Setorial de Tecnologia Bancária da Febraban. 

Fosse destacou em coletiva de imprensa realizada em São Paulo para apresentar os números que, embora a internet ainda seja o canal mais usado para transações financeiras, o mobile é o que representa maior taxa de crescimento no acumulado. De 2010 a 2014, dispositivos móveis acumularam salto de 209% para transações, ainda que seja hoje o quarto canal mais recorrido para operações bancárias. Em segundo lugar estão as ATMs, com 21%, e em terceiro os Point of Sales (POS), com 13%.

O levantamento mostra que 96% das transações não são financeiras no mobile banking. “Isso porque, o transacional, ou seja, operações não financeiras, podem ser feitas a qualquer hora e lugar”, explica Fosse.

O executivo observa, com base nos dados do estudo, que englobou 95% do setor bancário, que a taxa de crescimento de agências bancárias vem caindo, tendo registrado de 2013 para 2014 expansão tímida de 2%. O Brasil está na terceira posição no ranking global com maior número de agências bancárias. Estados Unidos e Turquia ocupam primeiro e segundo lugares, respectivamente. 

De acordo com Fosse, no entanto, as agências, na nova era, passam a ter papel mais consultivo. “O número de contas correntes por agência cresceu, mas diminuíram as transações em agência, o que mostra a clara migração para outros canais. Hoje, contamos com 28 agências por 100 mil bancarizados, total de 23 mil pontos”, detalha.

Norte e Norte registaram aumento de 5% no número de agências de 2013 para 2014, o dobro da média nacional. As Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste contam com cerca de 25 a 30 agências para cada 100 mil pessoas da População Economicamente Ativa (PEA). 

Sobre a bancarização, o índice atingiu 60% em 2014, aumento de três pontos percentuais em comparação com 2013. O número de contas totais saltou 4,9% em comparação com o ano anterior, atingindo 108 milhões de contas bancárias. 

ATMs em queda
Depois de alguns anos com modesto crescimento no número de ATMs no País, em 2014 observou-se que houve retração de 4% no total de terminais, somando 159 mil, em comparação com os 166 mil do ano anterior. Fosse aponta que o resultado aconteceu em razão da consolidação de ATMs – trocando, por exemplo, terminais que só efetuam saques por outros mais completos. A tendência de concentração de funções por ATM permite melhor utilização do canal, diz.

Em uma escala global, o Brasil está em primeiro lugar em total de ATMs por adultos: são 249 por 100 mil adultos. Além disso, as ATMs evoluíram em tecnologia. O levantamento mostra que houve aumento significativo no uso de biometria no mercado bancário brasileiro: em 2013 eram 47% ATMs com biometria. Em 2014, o número saltou para 60%, crescimento de mais de 20% na oferta da tecnologia no serviço.

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