Mais aberta, Microsoft apresenta o IE Developer Channel

Author Photo
10:54 am - 17 de junho de 2014
Mais aberta
A Microsoft apresentou nesta segunda-feira (16/06) o Internet Explorer Developer Channel, um navegador que antecipa aos desenvolvedores e entusiastas as funções do Internet Explorer que ainda serão lançadas. A divulgação vai ao encontro dos recentes esforços da Microsoft em estabelecer um relacionamento mais transparente e colaborativo com os desenvolvedores. A iniciativa deve ajudar a companhia a ter uma abordagem mais próxima da comunidade dos desenvolvedores, com atualizações mais rápidas, num modelo já bastante utilizado por competidores como Mozilla e Google.

A Microsoft liberou versões beta do IE no passado, mas estes previews antecipavam poucas funcionalidades. O IE Developer Channel, por outro lado, é um browser totalmente funcional e não um preview do IE 12 em si, diferente dos anteriores, ele apresenta as tecnologias e funcionalidades que a fabricante planeja implantar em futuras versões do navegador.

Liberado para download imediato, o primeiro Developer Channel opera virtualmente a partir do IE 11, utilizando o App-V client da Microsoft. Ele está disponível para usuários Windows 7 SP1 e 8.1.

Ferramentas não disponíveis na versão mainstream do IE 11 incluem suporte para Microsoft API Gamepad, que permite aos jogadores de videogame usar um controle de Xbox para jogos online. A fabricante liberou alguns jogos antigos, como o Escape from Windows XP, com suporte Gamepad.
Outras melhorias incluem suporte para WebDriver, um padrão de automação de browser que torna os testes mais simples ao permitir a criação de scripts automáticos que façam coisas que usuários poderiam fazer, como clicar em um link. O IE Developer Channel também possui suporte extendido para WebGL e melhorias nas ferramentas de desenvolvedor F12.

Como o Developer Channel opera via virtualização, ele não irá roda tão rápido quanto uma versão padrão do IE. A Microsoft alerta os desenvolvedores contra a utilização do novo produto para medir a desempenho do site. A companhia também disse que o canal não é recomendado para a comunidade empresarial. A fabricante promete continuar compartilhando o novo código com os desenvolvedores, embora ainda esteja em avaliação se futuros lançamentos irão depender do App-V.

Com apenas uma divulgação nesse novo modelo, ainda é difícil comparar o Developer Channel aos programas concorrentes para Chrome, Firefox, Opera e outros navegadores. Ainda assim, está claro que a Microsoft modificou a forma antiga de apresentar seus lançamentos; mais do que liberar grandes pacotes de novas tecnologias em períodos de poucos anos, a Microsoft passou, recentemente, a investir em ciclos de desenvolvimento menores e com base em filosofias relativamente abertas.

Nos últimos meses, a companhia sondou desenvolvedores web em um esforço de reabilitar a imagem do IE. Embora amplamente utilizado, o navegador é visto por muitos consumidores como um risco à segurança, provocado em partes pelas vulnerabilidades que atingiam as versões mais antigas do navegador. Entre os desenvolvedores, no entanto, a Microsoft ainda é vista como reservada e proprietária. 

A companhia pretende mudar isso. A abertura está fortemente atrelada à retórica do novo CEO da empresa, Satya Nadella. O time do IE, em particular, está elevando seus esforços. No final de maio, a Microsoft trouxe o status .modern.ie, fora do beta, oferecendo as desenvolvedores uma oportunidade para examinar as funções ainda em desenvolvimento para o IE, contribuir para projetos open-source e muito mais. A companhia também revelou diversas novas funções que estão em desenvolvimento, incluindo suporte para HTTP/2, a próxima versão do protocolo HTTP.

Na ocasião, o time do IE reiterou sua crença de que a internet deveria trabalhar para todos, usuários, desenvolvedores e empresários. O pronunciamento colocou o estágio para a liberação do novo Developer Channel. O tempo irá dizer se isso ajudou a Microsoft a cultivar um relacionamento melhor com os desenvolvedores e clientes. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.