Maioria dos profissionais de TI já adota IA para automatizar fluxos de trabalho
Estudo da Freshworks concluiu que empresas poderiam economizar cerca US$ 15 mil por funcionário a cada ano usando IA
A grande maioria dos profissionais de TI está recorrendo à inteligência artificial (IA) como uma forma de automatizar fluxos de trabalho em um contexto de complexidade crescente, revelou o novo relatório “State of Workplace Technology”, realizado pela Freshworks Inc. De acordo com a pesquisa, houve um aumento de 71% no número de aplicativos de software em computadores de trabalho das equipes de TI no último ano. Como resposta a esse cenário, 86% dos profissionais de TI reportam que suas organizações já utilizam IA para ganhar mais eficiência.
O estudo destacou o uso da IA para economizar não só tempo das equipes de TI, como também os orçamentos da área. A Freshworks descobriu que as empresas nos EUA poderiam economizar mais de US$ 15 mil por funcionário de TI a cada ano usando IA para eliminar o tempo desperdiçado em tarefas repetitivas. “Isto significa que uma empresa de tamanho empresarial com pelo menos 5.000 funcionários e uma média de 200 profissionais de TI na equipe poderia economizar pelo menos US$3 milhões anualmente usando IA”, contabilizou o estudo.
Os profissionais de TI ressaltam que a IA os liberou de tarefas repetitivas, com 45% deles reportando que agora estão realizado trabalhos mais complexos e significativos (45%). Além disso, eles estimam que poderiam economizar mais de cinco horas por semana usando IA para concluir tarefas repetitivas.
“Eu estive em um lugar de destaque nas revoluções do celular e das nuvens de armazenamento e testemunhei como ambas forneceram poderosas soluções que permitiram às equipes de TI melhorar o desempenho – sem aumentar os custos”, disse Dennis Woodside, presidente da Freshworks. “Já estamos vendo clientes como Smartsheet e Sony Music Entertainment que planejam aproveitar a IA para melhorar substancialmente o atendimento aos funcionários, ao mesmo tempo em que economizam nos custos de softwares acumulados ao longo do tempo.”
Alta liderança e o uso da IA
O estudo observou que diretores e superiores relataram maior uso e suporte organizacional para IA. Sete em cada dez (70%) diretores de TI afirmam que o uso de IA é ativamente incentivado por suas empresas, em comparação com 44% dos líderes/gerentes de equipe e 21% dos colaboradores individuais.
Os líderes de TI também estão trilhando o caminho para a adoção da IA. Mais de nove em cada dez (91%) diretores de TI e superiores usam atualmente IA para dar suporte à sua carga de trabalho, em comparação com 66% dos líderes/gerentes de equipe e 33% dos colaboradores individuais.
A receptividade para a tecnologia entre as novas gerações também está impulsionando o uso da IA globalmente. De acordo com a pesquisa, oito em cada dez (81%) dos profissionais de TI da geração Y e 75% dos profissionais de TI da geração Z usam atualmente IA para dar suporte à sua carga de trabalho, em comparação com 57% da geração X e 27% dos boomers.
“Os líderes empresariais adotam software por boas razões: para melhorar as operações. Mas com o tempo podem enfrentar uma consequência não intencional de acumular mais aplicações do que precisam”, disse Prasad Ramakrishnan, CIO da Freshworks. “A tecnologia inteligente e simplificada, aliada ao poder da IA, fará mais para impulsionar a produtividade e a eficiência do que o legado de softwares que a empresa carrega em décadas. Os líderes de TI que adotarem a automação e a agilidade tecnológica para reduzir a complexidade serão aqueles cujas equipes sairão na frente.”
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!