Maioria dos projetos de IA estão ainda em fase experimental, diz Accenture

Segundo relatório, apenas 12% das organizações atingiram maturidade na aplicação da tecnologia

Author Photo
5:15 pm - 21 de julho de 2022

Muito se fala a respeito dos benefícios da Inteligência Artificial para a produtividade e rentabilidade nos negócios, no entanto, novo estudo da Accenture aponta que uma minoria das organizações consegue utilizar a tecnologia de forma competitiva.

Segundo o estudo global “The Art of AI Maturity”, a maioria das organizações que usa IA está em fase de experimentação com a tecnologia e apenas 12% a utiliza com um grau de maturidade capaz de gerar forte vantagem competitiva. O estudo apresenta um novo índice que mede a maturidade em IA de uma empresa em uma escala de 0 a 100.

Na análise da Accenture, a maturidade da IA equivale ao momento em que as organizações superam seus pares, usando uma combinação de capacidades básicas e diferenciadas relacionadas à IA. Essas capacidades incluem tecnologia – dados, IA, nuvem – e estratégia organizacional, IA responsável, patrocínio do C-suite, talentos e cultura.

A média da maturidade da IA das organizações está em 36 pontos. Já o grupo pequeno, formado por 12% das empresas analisadas, usa a IA para superar seus concorrentes. Dentro do estudo, eles foram chamados de AI Achievers, alcançando 64 pontos na escala de maturidade, quase o dobro das demais empresas analisadas e com crescimento de receita 50% maior em relação aos seus pares.

Os AI Experimenters, que compõem a maior fatia de organizações, obteve 29 pontos. “Essas organizações ainda estão muito aquém do potencial oferecido pela tecnologia”, atesta a Accenture. Já os AI Innovators (13%) alcançam a marca dos 50 pontos, enquanto os chamados AI Builders (12%) chegam aos 44 pontos, indicando um nível de maturidade um pouco mais avançado, mas com o valor total da IA ainda por explorar.

“Acreditamos que todas as partes de todas as empresas precisam ser transformadas pela tecnologia, dados e IA. Em alguns casos, isso pode levar à reinvenção total dessas companhias”, explica Sanjeev Vohra, líder global de Applied Intelligence na Accenture. “Os AI Achievers estão mostrando aos seus pares o que é possível fazer quando se libera todo o potencial dos talentos e da tecnologia, trabalhando lado a lado e apoiados por uma visão e compromisso claros com a mudança. Mas até esse grupo mais maduro ainda tem muito espaço para crescer. E, embora a maioria dos setores conte com uma parcela de AI Achievers, os níveis de maturidade da IA e saltos potenciais variam consideravelmente”.

Setor de tecnologia é o mais maduro

De todos os setores avaliados pelo estudo, as empresas de tecnologia se mostraram no auge da maturidade da IA. Elas têm uma média considerada alta, de 54 pontos, com crescimento moderado previsto até 2024, quando devem alcançar os 60 pontos.

Independentemente do setor, o impacto da IA nas empresas cresce e ganha cada vez mais tração. As maiores empresas do mundo que discutiram IA em suas conferências de resultados ao longo de 2021 tiveram 40% mais chances de ver o preço de suas ações aumentar, contra 23% em 2018.

Os investimentos em IA também estão crescendo. Em 2021, 19% das empresas pesquisadas usaram mais de 30% de seus orçamentos de tecnologia para projetos de IA. Até 2024, a porcentagem de organizações que investem mais de 30% de seus orçamentos de tecnologia em IA deve chegar a 49%.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.