Maioria dos consumidores não protege seus novos dispositivos

Author Photo
3:11 pm - 24 de novembro de 2016
Maioria dos consumidores não protege seus novos dispositivos

Consumidores sabem que é importante proteger seus dispositivos, mas quase metade deles (46%) não sabe ao certo se toma as medidas de segurança adequadas para isso. É o que mostra um estudo divulgado pela Intel Security, que traz uma lista anual de presentes de natal mais vulneráveis a ataques de hackers a fim de identificar os possíveis riscos de segurança associados aos produtos mais populares no período de festas deste ano.

A categoria nº 1 de presentes mais vulneráveis a ataques de hackers inclui laptops e PCs, seguidos por smartphones e tablets, media players e dispositivos de streaming, automação residencial e dispositivos domésticos inteligentes e, por último, drones

Gary Davis, especialista chefe em segurança do consumidor da Intel Security, afirma que não é surpresa que os dispositivos conectados continuam no topo das listas de presentes de natal deste ano. Para Davis, o preocupante é que os consumidores ainda não sabem quais comportamentos representam um risco de segurança ao usarem seus novos dispositivos. “Muitas vezes, os consumidores estão tão ansiosos para utilizar o novo dispositivo que acabam de ganhar, que o utilizam sem assegurar que ele esteja devidamente protegido. Os criminosos cibernéticos podem se aproveitar dessa falta de atenção como uma oportunidade para coletar dados pessoais dos consumidores, expondo-os a malwares ou ao roubo de identidade, e até mesmo usar dispositivos desprotegidos para iniciar ataques de DDoS, como o recente ataque ao Dyn”, comenta.

Embora a maioria dos consumidores esteja ciente das vulnerabilidades de dispositivos conectados mais antigos, como laptops (73%), celulares (70%) e tablets (69%), eles desconhecem os possíveis riscos associados a dispositivos conectados emergentes, como drones (20%), brinquedos (21%), tecnologia de realidade virtual (18%) e presentes para animais de estimação (11%). Como a tecnologia continua evoluindo, é essencial que os consumidores compreendam os riscos associados até mesmo a dispositivos que apresentam menor probabilidade de sofrer ataques. Embora 75% dos consumidores acreditem que é muito importante proteger sua identidade on-line e seus dispositivos conectados, quase metade deles não sabe se está tomando as medidas de segurança adequadas.

Os presentes de natal mais vulneráveis a ataques de hackers deste ano são:

1. Laptops e computadores: laptops e computadores são ótimos presentes, mas aplicativos maliciosos desenvolvidos para atacar computadores infelizmente são comuns e não se limitam apenas a um tipo de sistema operacional.

2. Smartphones e tablets: os resultados da pesquisa revelaram que 64% dos consumidores pretendem comprar um smartphone ou um tablet neste período de festas. Assim como no caso de computadores e laptops, os malwares podem acabar roubando informações pessoais e financeiras.

3. Reprodutores de mídia (media players) e dispositivos de streaming: os reprodutores de mídia e dispositivos de streaming mudaram a forma como os consumidores assistem a filmes e programas de TV. No entanto, os consumidores podem acabar permitindo o acesso de criminosos cibernéticos sem perceber se não atualizarem seus dispositivos.

4. Dispositivos e aplicativos inteligentes de automação residencial: os aplicativos e dispositivos domésticos conectados disponíveis atualmente permitem que os usuários controlem suas casas usando o smartphone. Infelizmente, os hackers têm demonstrado técnicas que podem ser usadas para comprometer fechaduras de portas com função Bluetooth e outros dispositivos de automação residencial.

5. Drones: as vendas de drones devem aumentar para mais de US$20 bilhões até 2022. Esses dispositivos podem proporcionar ângulos incríveis para tirar fotos ou gravar vídeos. No entanto, se o dispositivo não for devidamente protegido, os hackers podem interromper o sinal GPS ou sequestrar o drone através de seu aplicativo para smartphone.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.