Maioria dos brasileiros mudou comportamento na internet devido à risco de ameaças

Author Photo
11:25 am - 16 de fevereiro de 2016
Os brasileiros modificaram seu comportamento on-line nos últimos tempos, demonstrando mais preocupação com segurança e privacidade do que usuários de outros países, de acordo com pesquisa feita pela F-Secure. 
 
O levantamento realizado com 8,8 mil entrevistados de 11 países (sendo 800 do Brasil) mostra que, enquanto 70,6% dos brasileiros mudaram seus hábitos digitais em função de ataques e ameaças, apenas 57,3% de outros países fizeram o mesmo. 
 
Enquanto 66% do total das pessoas entrevistadas disseram-se ansiosas sobre a possibilidade de que seus dados sejam vigiados e expostos por agências de inteligência, no Brasil essa questão preocupa 71,1% dos pesquisados. 
“Esse mesmo padrão é confirmado por outros índices”, destaca Lidiane Rocha, gerente de marketing sênior da F-Secure Brasil. A especialista afirma que, diante da percepção de aumento das tentativas de violações, 67,3% dos entrevistados afirmaram ter mudado sua rotina on-line no Brasil contra 54% no restante do mundo. 
Com relação às falhas de privacidade que podem ocorrer com a internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), 79% dos brasileiros demonstraram preocupação, contra 69,3% do total geral.
 
Para Lidiane, tendências como essas indicam o começo do amadurecimento da cultura de privacidade e segurança digital no Brasil. “A disseminação da tecnologia digital e de vários dispositivos móveis fez com que o usuário brasileiro se tornasse um dos mais conectados do mundo”, conta. “A larga oferta de serviços de telecomunicações facilitou este quadro e serviu de alavanca para a mudança de atitude do usuário.”
Os brasileiros também tomam outras precauções como não usar internet wireless pública: 62,8%. dos usuários no País acreditam que Wi-Fi pública pode conter vulnerabilidades de segurança e falhas de privacidade, contra 60% dos participantes no geral.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.