Notícias

Maioria dos funcionários usa computador da empresa para atividades pessoais

 Dispositivos não respeitam mais os limites estabelecidos pelos muros das empresas. A maioria dos trabalhadores utiliza seus dispositivos pessoais para alguma atividade profissional bem como a maioria usa computadores e dispositivos móveis cedidos pela empresa para atividades pessoais. A constatação é de uma pesquisa sobre privacidade online e proteção de dados realizada pela Intel Security.

“Do ponto de vista da segurança essas atitudes são bastante arriscadas, pois significa que qualquer comportamento de risco ao qual os funcionários possam estar expostos online também poderão gerar ameaças para as empresas. Além disso, ao usar os seus próprios dispositivos para o trabalho, os funcionários colocam informações sobre a empresa em risco em todos os endpoints que não estejam adequadamente protegidos”, afirma a provedora.
 
A tecnologia que os funcionários utilizam em suas vidas pessoais tem influência significativa sobre a experiência tecnológica no trabalho. Com a evolução do comportamento online dos trabalhadores, juntamente à grande disponibilidade de dispositivos conectados, é importante que as empresas invistam em uma abordagem centrada na experiência do usuário, que inclui níveis de segurança relacionados a iniciativas de consumerização.

A pesquisa da Intel Security foi conduzida pela empresa MSI Research com 2,5 mil entrevistados nos Estados Unidos, Canadá, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Itália, França, Holanda, Japão, Índia, Brasil e México. No Brasil, foram entrevistadas 200 pessoas.

Veja os principais resultados da pesquisa no Brasil:

• Quando estão no trabalho, 86% dos entrevistados disseram que passam mais de três horas por dia na internet por razões relacionadas à sua função na empresa; 39% afirmam que também passam mais de 3 horas por dia na Internet trabalhando mesmo quando estão em casa. 

•A maioria das pessoas usa o dispositivo corporativo para atividades pessoais como checar e-mails (84%), realizar atividades bancárias (52%) ou fazer compras online (34%).

• 65% dizem usar o smartphone pessoal para trabalhar, enquanto 38% usam laptop pessoal para suas atividades profissionais.

• 70% das pessoas se dizem preocupadas ou muito preocupadas com a segurança da informação quando estão trabalhando fora do escritório.

• 49% afirmam se conectar a redes Wi-Fi com o laptop da empresa, mesmo sem saber se é seguro.

• 71% dos entrevistados brasileiros acreditam que, no futuro, a empresa permitirá a utilização de dispositivos vestíveis e mais dispositivos pessoais no trabalho.

• 66% acreditam que a empresa é responsável por proteger dados pessoais em dispositivos de trabalho.

• 78% dos entrevistados se dizem confiantes ou muito confiantes de que o seu empregador toma as medidas necessárias para proteger todos os dados que são importantes.

• 72% das pessoas consideram que a maior parte do trabalho que faz é confidencial ou privado.

• 50% dos entrevistados acreditam que a empresa rastreia todos os seus dados e paradeiros.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago