Magalu e BRQ promovem capacitações em TI exclusivas para mulheres

São 210 bolsas no Magazine Luiza e 40 na BRQ. As duas empresas admitem a possibilidade de contratação após término dos cursos

Author Photo
6:45 pm - 20 de julho de 2021
mulher, engenheira, data center

As mulheres ocupam aproximadamente 20% de todos os postos de trabalho no mercado de TI brasileiro, segundo dados da Softex e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Aumentar a inclusão delas e, ao mesmo tempo, reduzir o grande déficit de profissionais de tecnologia no país é um objetivo comum de duas iniciativas de capacitação anunciadas essa semana pelo Magazine Luiza e pela BRQ.

Primeiro a gigante do varejo: na segunda (19) o Magalu abriu inscrições para a terceira edição do Luiza <Code>, curso de aceleração na área de desenvolvimento de software oferecido em parceria com a Gama Academy. São 210 bolsas de estudo exclusivas para mulheres.

Serão duas turmas de 105 profissionais, que poderão escolher entre a linguagem Node.js ou a ferramenta de infraestrutura Google Cloud. Metade das vagas serão abertas para o público interno do Magalu e a outra metade para público externo, sendo 50% delas destinadas à mulheres negras. Não é necessário ter formação na área ou curso superior.

Leia mais: 8 cargos mais valiosos para a transformação digital das empresas

O programa é online e tem duração de cinco semanas, entre segunda e sábado, com mais de 100 horas de conteúdo. Um desafio final conclui o curso, e é baseado em um case real da companhia. As bolsistas também receberão mentoria de profissionais do Luizalabs e workshop de treinamento para participação em processos seletivos.

Segundo a empresa, entre as participantes das edições anteriores do Luiza Code, mais de 30 foram contratadas pela empresa como desenvolvedoras, Product Owner ou Cientista de dados.

 

BRQ: 40 vagas de capacitação gratuita

Já a BRQ Digital Solutions, integradora de TI paulistana, a meta é diversificar o público interno por meio de capacitação de mulheres. A empresa está recrutando 40 mulheres para um programa de formação online também exclusivo para o público feminino.

O programa contempla uma trilha de aprendizagem com capacitação técnica em Java, mentoria, desenvolvimento das competências comportamentais e feedback. Para participar é preciso estar cursando ou ser formada em cursos relacionados à tecnologia e ter disponibilidade para participar das aulas remotas. A formação acontecerá no mês de setembro de 2021, de segunda a sexta, das 14h às 18h.

As melhores alunas têm chance de serem contratadas pela BRQ no modelo remoto, que aceita profissionais de qualquer lugar do país.

As inscrições ficam abertas até 13 de agosto

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.