Lula anuncia Juscelino Filho para o Ministério das Comunicações
Político foi reeleito deputado federal nas eleições de 2022
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva anunciou na quarta (29), em Brasília, os últimos 16 nomes que completam o gabinete ministerial do novo governo. Para o Ministério das Comunicações anunciou Juscelino Filho, deputado federal reeleito (União-MA).
O ministério a ser comandado por ele responde pela política de telecomunicações, radiodifusão e serviços postais. Os Correios também ficam na estrutura da pasta. A equipe de transição de Lula defendeu desistir da privatização dos Correios. A medida era defendida pelo governo de Jair Bolsonaro (PL).
Juscelino Filho é natural de São Luís (MA). É médico especializado em radiologia e diagnóstico por imagem. O político foi deputado federal em 2014, reeleito em 2018 e nas eleições gerais deste ano.
O anúncio dos futuros ministros busca contemplar a formação de uma base de apoio mais robusta no Congresso, com a inclusão de nomes de partidos como PSD, MDB e União Brasil, que ficaram com ministérios como Agricultura, Minas e Energia, Comunicações, Transportes e Pesca.
Ele e os outros ministros deverão assumir seus postos em 1º de janeiro. “Esse pessoal vai começar a trabalhar e montar sua equipe, tudo isso certamente a partir de segunda-feira (2)”, disse Lula durante o anúncio, no Centro Cultura Banco do Brasil (CCBB) de Brasília. “Acho que a gente vai começar o governo trabalhando, não vamos começar o governo vendo como é que tá”, acrescentou.
* com informações da Agência Brasil e do G1