Lojas Renner sofre ataque cibernético e sistemas ficam fora do ar

Hackers supostamente responsáveis pelo ataque teriam pedido resgate bilionário

Author Photo
12:25 pm - 20 de agosto de 2021

A Lojas Renner confirmou na quinta-feira (19) ter sofrido um ataque cibernético criminoso, que resultou em indisponibilidade em parte de seus sistemas e operação. O e-commerce e aplicativo da varejista também foram afetados. A companhia afirmou ter acionado protocolos de controle e segurança para bloquear o ataque e minimizar eventuais impactos.

“Neste momento, a companhia atua de forma diligente e com foco para mitigar os efeitos causados, com a maior parte das operações já restabelecidas e tendo sido verificado que os principais bancos de dados permanecem preservados”, declarou em comunicado ao mercado.

Segundo a empresa, as lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas. “A companhia ressalta ainda que faz uso de tecnologias e padrões rígidos de segurança, e continuará aprimorando sua infraestrutura para incorporar cada vez mais protocolos de proteção de dados e sistemas. A companhia manterá o mercado informado de qualquer informação relevante relacionada a este evento, e informará as autoridades competentes nos próximos dias”, escreveu.

De acordo com imagens compartilhadas com o Tecmundo, os supostos atacantes teriam pedido um valor de resgate que giraria ao redor de US$ 1 bilhão de dólares e afirmaram que não haveria interesse no vazamento de dados obtidos. Ataques de ransomware agem como um sequestro dos sistemas da vítima, criptografando arquivos e liberando-os, supostamente, após pagamento por meio de criptomoedas.

A Renner, entretanto, não confirmou ter recebido um pedido de resgate.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.