Lojas Renner anuncia fundo de R$ 155 mi para investir em startups

RX Ventures busca startups focadas em produtos e serviços para o ecossistema de moda e lifestyle

Author Photo
10:16 am - 12 de março de 2022
Imagem: Shutterstock

A Lojas Renner anunciou a criação de um fundo de Corporate Venture Capital (CVC) com foco em startups que atendam o ecossistema de moda e lifestyle. Batizado de RX Ventures, o fundo destinará R$155 milhões para investimentos e participações minoritárias em startups com alto potencial para antecipar tendências, além de startups cujas soluções possam reforçar as estratégias e valor da companhia.

O fundo prevê períodos de quatro anos de investimento e mais quatro para desinvestimento, buscando pelo menos 10 empresas.

“A criação do RX Ventures é um movimento estratégico que atua hoje para viabilizar os diferenciais competitivos do nosso ecossistema de moda e lifestyle do futuro. Queremos estar lado a lado e junto das novas tendências e tecnologias que gerem maior valor aos nossos clientes”, diz o diretor presidente da companhia, Fabio Faccio. ” É uma estratégia de longo prazo que está alinhada à nossa prática de trabalhar constantemente em colaboração, e certamente colheremos frutos ao longo da jornada”.

Leia mais: Varejistas apostam em tecnologias emergentes para conquistar consumidores

Inicialmente, as Lojas Renner priorizarão os segmentos de fashion e retail tech (varejo de moda), martech (conteúdo, marketing e branding), e-commerce e marketplace, fintech (soluções financeiras) e logtech (supply chain e logística).

O foco é direcionado a startups no chamado early stage, tanto seed (semente), com produtos já em validação, quanto startups serie A, com níveis um pouco mais elevados de maturidade. Os critérios para alocação dos recursos incluirão também o comprometimento das startups com boas práticas ESG (ambientais, sociais e de governança).

No encerramento do ciclo de aporte, cada participação do CVC poderá evoluir para uma aquisição de controle, uma venda ou então contribuir para a abertura de capital.

Além do aporte de capital, o RX Ventures oferecerá acesso à infraestrutura da companhia, aos seus times e  através de possíveis parcerias, explorando a geração de valor para ambos os lados.

“Mais do que o investimento em si, queremos proporcionar para estas empresas nosso conhecimento e nossas alavancas, contribuindo com seu crescimento e criando um verdadeiro ciclo virtuoso com o mercado de inovação”, afirma o diretor de Estratégia e Novos Negócios da Lojas Renner, Guilherme Reichmann.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.