Loggi deixa AWS e migra banco de dados para Microsoft Azure

Author Photo
9:41 am - 31 de outubro de 2017
banco de dados banco de dados

A plataforma digital de entregas Loggi finalizou a migração de seu banco de dados para o Azure, plataforma de cloud computing da Microsoft. Com arquitetura desenhada pela Horus Solutions, a transição entre provedores registrou tempo de indisponibilidade de apenas 10 minutos.

A Loggi buscou a Horus para realizar a movimentação de dados entre Cloud de RDS (Amazon Web Services) para Azure. Marcio Ribeiro, vice-presidente de engenharia da Loggi, comenta que a estratégia apresentada pela Horus para realizar a migração foi fundamental para escolha. “Avaliamos outras duas consultorias e escolhemos a Horus por sentirmos mais segurança nos profissionais que tocaram o projeto, desde o orçamento até a execução”, afirma.

Vinicius Feltrin, diretor comercial e operações da Horus Solutions, destaca que a empresa, além de atender o objetivo principal da migração, ouviu outras necessidades do cliente. “Nesse passo verificamos que tão importante quanto realizar a migração, era o tempo de downtime, que deveria ser o mínimo possível e a capacidade de fallback, uma vez que a nova estrutura poderia não suportar a operação da empresa, sabendo disso desenhamos uma estratégia para acolher todos esses elementos”, explica.

A plataforma original onde a Loggi residia com o seu postgreSQL era um SaaS da Amazon conhecido como RDS (Relational Database Service). “Esse serviço limitava as configurações e acessos, e uma das limitações é a inexistência de replicação por streaming wal”, afirma Feltrin.

Sabendo disso, a Horus desenvolveu uma estratégia de migração baseada em duas etapas: a primeira foi fazer uma movimentação temporária dentro da própria Amazon para sair do RDS para um servidor cloud EC2 na própria Amazon. A segunda etapa consistia em fazer a replicação via streaming wal entre Clouds (Amazon para Azure). Segundo Feltrin, com esse processo de replicação foi possível garantir a habilidade de fazer o chaveamento da base em 10 minutos e, principalmente, desfazer o processo no mesmo tempo. “Isso asseguraria um tempo mínimo de indisponibilidade da plataforma do cliente”, completa.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.