Locaweb agiliza processos com certificação e novo provisionamento

Projeto prevê gerar um fluxo para controle do produto de hospedagem compartilhada, resultando em mais agilidade para os clientes

Author Photo
9:14 am - 14 de março de 2018

Com o intuito de oferecer mais comodidade aos clientes e um pacote de serviços ainda mais atraente, completo e  seguro, a Locaweb firmou parceria com a Plataformatec para desenvolver dois importantes projetos no início de 2017: ofertar o certificado digital de segurança SSL, bem como redesenhar o provisionamento da companhia, ou seja, a arquitetura de aplicações e controle de vida dos serviços ligados à hospedagem de sites.

De acordo com Herbert Francarelli, gerente de engenharia de produtos da Locaweb, até o momento, foram vendidos cerca de 5 mil certificados. “Agilizamos todos os processos para o cliente: a disponibilidade de pagamento em reais e o atendimento 100% local via e-mail, call center e chat online, em português, diferentemente de outras certificadoras internacionais”, pontua. Outro benefício, segundo ele, é a emissão, configuração e renovação do certificado, processo considerado burocrático e complexo pelos clientes.

Já no projeto de atualização de seu provisionamento, a Locaweb sentiu a necessidade de reescrever uma linguagem de programação que considerava ultrapassada e lenta, a qual gerava muitos tickets de atendimento. Nesse processo, quase todas as áreas da empresa foram envolvidas, principalmente as de Atendimento, Operações, Engenharia e Produtos. “Devido ao tamanho do projeto, todas as áreas se uniram à TI e contribuíram com as principais necessidades, por meio de uma eficiente priorização de tarefas e alinhamento de expectativa para entrega do resultado”, complementa o executivo.

Qualidade no atendimento

O novo provisionamento prevê gerar um fluxo para controle do produto de hospedagem compartilhada, resultando em mais agilidade para os clientes. Como é um projeto de grande magnitude, ele foi dividido em fases e na primeira delas a companhia já pode mensurar os ganhos.

“Na fase inicial, tivemos uma redução de 20% no volume dos contatos sobre falhas no processo de provisionamento”, comemora Glauco Oliveira, gerente de atendimento da Locaweb. Segundo ele, o principal ganho até o momento foi conseguir mais tempo e foco para avançar a experiência do cliente com os produtos.

O projeto segue em andamento e dispõe de três desenvolvedores e um agile coach da Plataformatec, além de cinco desenvolvedores da própria Locaweb. A conclusão de atualização do provisionamento está prevista para meados de 2018.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.