Localiza lança chatbot via Facebook Messenger para agilizar reservas

A rede de aluguel de carros Localiza lançou uma ferramenta de chatbot para agilizar e facilitar os processos de reservas de veículos. O “Chatbot da Localiza” funciona por meio do Facebook Messenger, ferramenta de chat do Facebook, na página oficial da empresa para realizar uma reserva da mesma forma que realizada via site.

A solução foi idealizada pela Take, empresa que atua no mercado mobile e criadora da plataforma BLiP – que permite desenvolver chatbots. Todas as informações do chatbot são extraídas do sistema da empresa via API.

Rodrigo Sales, responsável pela área de marketing digital da Localiza, comenta que em todas as funcionalidades, o cliente está em contato com um atendente virtual com opções pré-determinadas de atendimento e resposta. “Quando o usuário opta por falar com o atendente, ele desativa o assistente virtual e ativa o atendimento com um profissional da Localiza. Todas as ações são pensadas para agilizar e melhorar o relacionamento e a experiência do cliente”, afirma.

Segundo o CEO e co-fundador da Take, Roberto Oliveira, tudo que pode ser feito hoje por meio de uma conversa telefônica, ou com o uso de um aplicativo, poderá ser feito por meio de conversas multimídia com contatos inteligentes dentro das aplicações de mensagens. “Automatizar esse atendimento é importante para trazer agilidade, mas a conversa com um robô também pode ser frustrante. Por isso, mais do que construir um bot, é preciso preparar muito bem o chat”, explica.

Na opção “Reservar Carro”, o cliente pode escolher local, data e hora da retirada e devolução do veículo, tipo do carro escolhido, seguro, itens adicionais e dados do cliente. Já na “Alterar Reserva” o cliente usa seu código da reserva para mudar detalhes do serviço. Outra opção disponível é “Cancelar Reserva”, onde é possível desistir do serviço de maneira simples, utilizando o código de reserva.

Recent Posts

Começa amanhã! IT Forum Trancoso 2024 debate impacto da Revolução Verde na TI

O IT Forum Trancoso 2024 está chegando! Começa nesta quarta-feira, dia 01 de maio, o…

1 hora ago

Você sabe o que são os LLMs? Descubra o futuro das IAs

Imagine um futuro onde as máquinas não apenas executam tarefas repetitivas, mas também dialogam conosco…

2 horas ago

Brasileiros se destacam em soluções bancárias que melhoram experiência do cliente

Ainda que a bancarização tenha crescido na América Latina, os limites de crédito ainda são…

4 horas ago

CodeBit: tecnologia para Fundações e Instituições é desafio por falta de investimento

A CodeBit nasceu com o objetivo de unir tecnologia com impacto social para mudar a…

19 horas ago

Apple Vision Pro é utilizado em cirurgia em Santa Catarina

O óculos de realidade virtual e aumentada da Apple, o Vision Pro, foi empregado por…

21 horas ago

BYD enfrenta desafios com desaceleração do lucro e guerra de preços na China

A BYD, uma das principais fabricantes de veículos elétricos da China, enfrenta dificuldades com seu…

21 horas ago