A Linx, empresa de tecnologia especialista em sistemas para o varejo, anunciou nesta quarta (11) uma nova vertical de negócio dedicada a pequenos negócios locais, o que a empresa chama de “mercado de proximidade”. Ou seja, são sistemas para atender lojas de conveniência, mercados e minimercados, açougues, bombonieres, padarias, lojas de bebidas, empórios, mercearias e lojas de condomínios.
Segundo a empresa, o movimento se deve ao aquecimento do setor desencadeado durante a pandemia, quando empórios e minimercados de bairro passaram por um crescimento elevado. Até mesmo grandes varejistas investiram nesse tipo de comércio, inclusive com novos formatos, como lojas autônomas, híbridas ou dentro de condomínios.
“A conveniência deixou de ser exclusiva para postos de combustíveis. O novo consumidor, que se fortaleceu na pandemia, quer tudo próximo e rápido”, analisa em comunicado Samuel Carvalho, gerente de mercados de proximidade da Linx.
A nova frente de negócio deverá oferecer tecnologia para esses “varejos de vizinhança”, um universo que, segundo dados da Nielsen apontados pela Linx, era de 3.100 unidades no Brasil em 2019, isso falando apenas de lojas derivadas de hipermercados e supermercados.
Ao IT Forum, a Linx diz que a meta para a nova divisão de negócios é chegar ao fim de 2022 com pelo menos 2 mil clientes.
Segundo Carvalho, os vários setores do varejo têm particularidades no que diz respeito à gestão. “Não é diferente com os mercado de proximidade: esse setor funciona de um jeito bastante específico e precisa de soluções que enderecem seus problemas”, diz.
De acordo com o especialista, os principais desafios desse varejista estão na digitalização da operação, cadastro de produtos, controle de estoques, implementação do delivery e sistema adequado para expandir o negócio. Para solucionar esses gargalos, a oferta da empresa é o Linx Empório, solução dedicada aos mercados locais.
São três opções de pacote para adesão com a promessa de ser uma ferramenta de gestão completa, simples, escalável e automatizável. Também controle de promoções, descontos e programas de fidelidade.
Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…
Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…
Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…
A Inteligência Artificial generativa está em todas as rodas de discussão de TI parece que…
A operadora Vivo deu detalhes essa semana de um projeto que usa a frequência de…
Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…