Linguagem R mantém crescimento e pode se tornar a mais popular de 2020

Pesquisas em universidades podem ter impulsionado popularidade de linguagem R durante a pandemia, indica índice Tiobe

Author Photo
6:00 pm - 07 de agosto de 2020

A classificação de linguagens de programação mais populares da Tiobe tem um favorito para o top de popularidade de 2020. A subida expressiva do R no índice fez com que a linguagem saltasse 12 pontos de agosto de 2019 – quando ocupava o 20º lugar – a agosto deste ano. Ela ocupa o oitavo lugar pelo segundo mês consecutivo. Go, Swift e SQL lutam pela posição #10 no índice Tiobe.

R tornou-se a única linguagem a entrar no top 10 desde o ano passado. Em maio deste ano, caiu do top 20 pela primeira vez em três anos. Segundo o site ZDNet, não há um consenso sobre o crescimento exponencial da linguagem. O índice especulou que a linguagem poderia ser vítima de consolidação na programação estatística, com mais desenvolvedores gravando em direção a Python.

“Uma possível razão para isso é que a programação estatística está encontrando seu caminho da universidade para a indústria hoje em dia, e o Python é mais aceito pela indústria”, disse Tiobe na época.

Conforme aponta o ZDNet, Paul Jansen, CEO da Tiobe Software, disse em julho que acredita que R e Python se beneficiaram da demanda das universidades e dos esforços globais para encontrar uma vacina para o vírus da Covid-19. “Os dias de linguagens estatísticas comerciais e pacotes como SAS, Stata e SPSS terminaram”, escreveu Jansen na atualização de julho.

Uma pesquisa da StackOverflow, em 2017, descobriu que R era a segunda linguagem mais visitada das universidades atrás do Python. Ele também descobriu que os dois maiores grupos que usam R são acadêmicos de ciências sociais e biologia, seguidos de perto pelo setor de saúde, diz o site.

As classificações do índice são baseadas no número de engenheiros qualificados em todo o mundo, cursos e fornecedores de terceiros. Mecanismos de pesquisa populares como Google, Bing, Yahoo!, Wikipedia, Amazon, YouTube e Baidu são usados para calcular as classificações.

Entretanto, segundo o ZDNet, alguns desenvolvedores questionam a medida usada para calcular a popularidade. De qualquer maneira, o analista de desenvolvedores RedMonk calcula que R nunca será uma das 10 principais linguagens por causa de seu público especializado. No entanto, observou recentemente que R ilustra a “notável popularidade de uma linguagem cujo uso é restrito para todos os efeitos a um único domínio – aqueles que trabalham e operam com dados”, de acordo com o site.

O R também não aparece na lista dos 10 melhores do GitHub para 2019, liderada por JavaScript e seguida por Python, Java, PHP, C#, C++, TypeScript, Shell, C e Ruby.

Os 10 principais de agosto deste ano em ordem decrescente são C, Java, Python, C ++, C #, Visual Basic, JavaScript, R, PHP e SQL. O índice destaca a luta pela posição #10 no índice Tiobe entre Go, Swift e SQL. Swift perdeu 2 posições este mês (do 10 ao 12). O SQL assumiu o controle e está de volta ao top 10 desta vez.

Fonte: ZDNET

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.