Linguagem de programação do Google, Go lidera lista do que desenvolvedores buscam aprender

Uso do Go ainda está concentrado em empresas de tecnologia, mas é cada vez mais encontrada em setores como finanças e mídia

Author Photo
11:00 am - 19 de maio de 2020

Desenvolvedores elegeram a linguagem de programação do Google, a Go, para o topo da lista “linguagens para aprender”, de acordo com nova pesquisa da HackerEarth. O Python ocupa o segundo lugar entre as linguagens que os profissionais desejam aprender, enquanto SQL, Java e HTML/CSS ainda são as linguagens que a maioria dos desenvolvedores usa diariamente.

Sachin Gupta, CEO e Co-fundador da HackerEarth, disse que houve um aumento no interesse do Go entre os desenvolvedores, pois ela foi explicitamente projetada para resolver alguns dos problemas com outras linguagens e ferramentas de programação.

“O Go é leve, com foco na legibilidade e combina o poder e a versatilidade de linguagens como Python com a segurança e o desempenho de C e Java. A facilidade de uso e desempenho (além do suporte do Google) estão fazendo do Go uma opção cada vez mais popular para desenvolvedores e estudantes experientes”, disse Gupta.

A pesquisa da HackerEarth com 10.975 desenvolvedores identificou que o uso do Go ainda está concentrado em empresas de tecnologia, mas a linguagem é cada vez mais encontrada em uma variedade maior de setores, como finanças e mídia. Segundo o estudo, os entrevistados estão a usando para resolver problemas, sobretudo criando serviços de API/RPC e CLIs, independentemente do tamanho da organização em que trabalham.

O relatório traz ainda outros insights sobre o uso da linguagem: quase todo mundo no ecossistema Go agora está usando módulos, mas ainda há alguma confusão sobre o gerenciamento de pacotes; áreas de alta prioridade para melhoria incluem melhorar a experiência do desenvolvedor para depuração, trabalhar com módulos e trabalhar com serviços em nuvem; o VS Code e o GoLand continuaram vendo um aumento no uso, agora eles são preferidos por três em cada quatro entrevistados.

A lista de “gostaria de aprender”, segundo o estudo é:

  • Go (32%);
  • Python (24%);
  • Kotlin (21%);
  • JavaScript (Node.js) (20%);
  • Bash/shell/PowerShell (18%);
  • Typescript (16%);
  • Scala (15%);
  • R (Rscript) (14%).

Gupta acrescentou que o Go está ganhando popularidade com os cientistas de dados também porque suporta nativamente a simultaneidade e funciona maravilhosamente com processadores multicore e sistemas distribuídos.

Paga-se bem para quem sabe programar em Go

No Dice 2019 Tech Salary Report, Go era a linguagem de programação associada às funções mais bem pagas. Isso não é surpreendente, dado que as principais ferramentas de código aberto que executam data centers modernos são baseadas no Go, incluindo a plataforma de implantação de contêineres Docker e o software de gerenciamento de contêiner Kubernetes do Google.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.