Liderança na quarentena: 7 cursos on-line e gratuitos para melhorar gestão

Com acesso a qualquer momento, é possível aprender fundamentos sobre temas como motivação, estratégia e resolução de conflitos

Author Photo
12:00 pm - 03 de maio de 2020

Com a rotina de trabalho remoto entrando nos eixos, após mais de mês do início do isolamento social, muitos gestores começam a tirar o foco de “incêndios” surgidos pela questão de adaptação e ajuste da rotina e podem ser dedicar a outros aspectos relacionados ao seu cargo. 

Para quem está nessa situação e deseja aproveitar o tempo para investir um pouco em conhecimentos que ajudem a realizar uma gestão mais produtiva para os colaboradores que estão à distância, separamos abaixo algumas qualificações que podem auxiliar nessa tarefa. 

Gratuitos, os cursos são de curta duração e apresentados por organizações como Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Politécnico de Ensino a Distância (IPED).  

Os temas abordados podem ser aproveitados independente da sua área de atuação ou competência técnica, que já abordam aspectos mais gerais sobre o gerenciamento de pessoas. São eles: 

1) Introdução ao tema da liderança 

Dentro do curso, o aluno irá aprender conceitos básicos sobre liderança, desenvolvimento humano e o impacto dessa habilidade tanto no aspecto emocional como intelectual. Com isso, a pessoa sairá do curso entendendo de forma mais consistente sobre os benefícios ao desenvolver essa característica. 

2) Introdução à Criação e Execução da Estratégia  

O ensino é dividido em quatro etapas: estratégia, visão sistêmica da organização, desenvolvimento da estratégia e tradução da estratégia. 

Ao final, o usuário conseguirá ter uma visão mais consolidada sobre a importância da estratégia e aprenderá ferramentas fundamentais para aplicar esse conceito dentro do negócio. 

3) Gestão de Qualidade 

A gestão de qualidade aborda a importância de se desenvolver esse aspecto dentro da empresa e como é possível aplicar ferramentas de qualidade para a própria equipe e, quando possível, na organização em si. 

4) Motivação nas Organizações 

O curso avalia e debate desafios recorrentes no mundo corporativo e teorias sobre motivação, frustração e mecanismos de defesa. As aulas abordam conceitos como autodesenvolvimento e técnicas motivacionais utilizadas em ambientes corporativos. 

5) Gestão de Conflitos 

Tema recorrente em todas as empresas, o curso apresenta os conceitos iniciais sobre a gestão de conflitos, bem como o impacto desse problema dentro da produtividade da equipe e os temas que, em geral, despertam discordâncias, para que o líder possa se preparar de antemão para evitá-las. 

6) Programa 5S 

Criado na Segunda Guerra Mundial, o Programa 5S se tornou conhecido por estabelecer um ecossistema de organização e disciplina dentro das empresas. No curso, é possível aprender mais sobre essa técnica e ser apresentado às características de cada um dos cinco sensos que compõem essa metodologia. 

7) Segurança Digital 

O curso apresenta dicas e práticas importantes sobre o tema no dia a dia, mostrando as principais práticas maliciosas que ocorrem na internet, como a disseminação de malwares e phishing, e as práticas relacionadas ao cuidado com senhas e dados pessoais que reduzam os riscos mencionados.  

É um tema válido de se abordar com os colaboradores, dado ao ambiente de trabalho remoto e pouca familiaridade que alguns funcionários possam ter sobre como as ameaças on-line se “adaptam” para convencer os usuários a acessar conteúdos suspeitos.  

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.