Liderança e tecnologia: propósitos bem definidos facilitam a inovação

Em tempos de profunda transformação tecnológica, a construção de um ambiente de inovação nas empresas passa pela definição de propósitos claros

Author Photo
9:21 am - 14 de setembro de 2022
liderança

Uma gestão voltada à inovação deve ser enxergada como uma fonte de oportunidades para os negócios. As vantagens oportunizadas pelo fortalecimento do uso tecnológico nas empresas não podem ser subestimadas, e são fundamentais para a inovação. Hoje, o elemento digital é um dos maiores agentes propulsores do crescimento das empresas, a medida em que as organizações investem em tecnologia para melhorar a eficiência dos processos produtivos e reduzir os custos operacionais. Porém, o fato de uma companhia investir em tecnologia não significa, necessariamente, que ela está investindo em uma cultura organizacional orientada pela inovação.

Uma cultura de inovação não é construída naturalmente da noite para o dia. No mundo atual, pautado pelas mudanças condicionadas pelos avanços tecnológicos, as organizações estão constantemente sendo desafiadas em novos ambientes. E, se observarmos o grau de competitividade e dinamismo do mercado, só existem dois caminhos possíveis: se adaptar e inovar, ou sofrer as consequências de negligenciar a inovação. Para que a empresa aproveite os benefícios de apostar na inovação, e essa cultura se torne uma realidade, é preciso traçar um plano de ação bem definido, e incluir colaboradores e parceiros na conversa.

Rompendo as barreiras da inovação

Em um mundo onde a globalização continua a derrubar fronteiras geográficas e as barreiras de mercado que antes impediam as empresas de atingir seu potencial, a capacidade de inovação de uma empresa para aproveitar as novas ideias de seus colaboradores e parceiros é tudo, menos modismo. Na verdade, a inovação se tornou o motor central do crescimento, desempenho e da criação de valor. E, para construir uma cultura de inovação, é preciso flexibilizar um pouco a estrutura hierárquica tradicional nas empresas.

Um ponto importante é formalizar a integração da inovação na agenda de gestão estratégica dos líderes. Dessa forma, a inovação pode ser não apenas incentivada, mas também gerenciada e medida como um elemento central nas aspirações de crescimento de uma empresa. Além disso, executivos podem fazer melhor uso do talento existente na empresa para a inovação, criando as condições que permitam que redes dinâmicas de inovação surjam e floresçam dentro das equipes. O fato é que a criatividade individual não é mais importante para a inovação do que a troca de ideias entre indivíduos.

Benefícios da inovação no meio corporativo

Em empresas com cultura inovadora, os funcionários sabem que suas ideias são valorizadas e acreditam que é seguro expressá-las. Os líderes precisam reforçar esse estado de espírito ao envolver os funcionários nas decisões importantes. Dessa forma, o colaborador deixa de se preocupar somente em agradar o chefe, e começa a pensar em maximizar os resultados. Portanto, apostar em um ambiente de inovação pode garantir mais engajamento e maior produtividade das equipes.

Além dos ganhos em comprometimento e eficiência, a inovação pode conferir à empresa uma série de benefícios interessantes. Atualmente, a inovação é um diferencial de inestimável valor no mercado, e que promete elevar o patamar de qualquer organização. É por esse motivo que as marcas inovadoras são as mais reconhecidas e valiosas. Além do mais, a maneira mais segura de aumentar a competitividade, reduzir custos e cultivar novas parcerias e relações é por meio da inovação.

Para concluir o artigo, ressalto que a construção de um ambiente de inovação precisa ser um projeto coletivo, que vise incluir colaboradores e parceiros. Além de traçar propósitos claros e objetivos para a transformação digital, fica a cargo das figuras de liderança fomentar uma cultura que impulsione a mudança, uma visão global dos projetos e que inspire as equipes para reforçar continuamente este ambiente de constante inovação. É a partir dessas premissas que a inovação pode ser um verdadeiro ponto de virada para cada vez mais empresas.

*Fernando Brolo, sócio e Conselheiro na Logithink IT

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.