Notícias

Lenovo, Sony e LG anunciam ‘telas inteligentes’ com Google Assistente

O Google está falando realmente sério sobre espalhar sua Inteligência Artificial (IA) para todo o universo de aparelhos eletrônicos. A gigante anunciou nesta semana, durante a CES 2018, em Las Vegas, quatro novas “telas inteligentes” da Lenovo, JBL, LG e Sony, além de uma variedade de TVs e alto-falantes inteligentes de outros parceiros, quase numerosos demais para mencionar. E todos esses aparelhos vêm com o Google Assistente embutido.

Esse é um golpe contra a Amazon, cuja assistente digital Alexa também vem aparecendo em cada vez mais e mais aparelhos de outras empresas.

Vale notar que o Google também anunciou que o Assistente está a caminho dos painéis com Android Auto, e deu um nome oficial – “Actions” – para todos os comandos e buscas que você pode falar para o Google Assistente.

Mas as principais notícias são centradas nas telas inteligentes, que oferecem habilidades que você não encontrará nos alto-falantes do Google como Home, Home Mini e Home Max.

Telas inteligentes

As telas inteligentes são essencialmente tablets HD com o Google Assistente que podem ficar na sua mesa ou no balcão da sua cozinha como um porta-retrato digital chique. Pense no Amazon Echo Show, mas com o Google Assistente em vez da Alexa. As novas telas possuem tamanhos entre 8 polegadas e 10 polegadas, e trazem câmeras frontais e alto-falantes embutidos de qualidades variadas. Mas a estrela do show é mesmo o Google Assistente.

O Assistente em uma tela se comporta de forma muito parecida como em um alto-falante inteligente, mas com a adição dos visuais completos. Por exemplo, quando você pede para o Assistente compartilhar o que há no seu calendário, você verá cartões para cada compromisso, e, a partir daí, você pode pedir para a tela inteligente te mostrar um mapa do seu destino.

Você também pode pedir ao Assistente por receitas, e elas aparecerão na sua tela inteligente em um formato fácil de seguir. E como a tela possui uma interface comandada por voz, não é preciso tocar na tela com os dedos engordurados para avançar pela receita.

A tela inteligente também mostra imagens do Google Photos, fornece interfaces visuais para câmeras de segurança e outros aparelhos inteligentes, e também funciona como um celular com vídeo para conversas pelo Google Duo.

As primeiras telas inteligentes com o Google Assistente devem ser disponibilizadas no terceiro trimestre deste ano. A JBL Link View terá um display HD de 8 polegadas, câmera frontal de 5MP e dois alto-falantes estéreo de 10-watt.

Já a Lenovo anunciou duas telas inteligentes: um modelo de 8 polegadas e resolução de 1280×800 pixels por 200 dólares e uma versão de 10 polegadas com resolução de 1920×1200 pixels por 250 dólares. Os dois aparelhos trazem um alto-falante full-range de 10 watts, câmera de 5MP, habilidade de mudar a orientação de paisagem para retrato, e duas opções de cores (cinza suave ou bambu natural). Também é possível desabilitar a câmera caso tenha preocupações de privacidade.

A Lenovo Smart Display deve chegar ao mercado em julho deste ano, enquanto que o display da JBL desembarca no terceiro trimestre. Ainda não temos os detalhes das telas inteligentes da Sony e LG com o Google Assistente.

Google Assistente em mais alto-falantes e TVs

O Google também anunciou que está trabalhando com uma grande quantidade de parceiros para levar o Assisnte para alto-falantes inteligentes, no mesmo estilo da sua linha de produtos Google Home. As empresas parceiras nesta empreitada incluem nomes como Anker Innovations, Bang & Olufsen, Braven, iHome, JBL, Jensen, LG, Klipsch, Knit Audio, Memorex, RIVA Audio e SōLIS. É uma linha e tanto, e poderemos inclusive ver alto-falantes com uma qualidade de áudio superior aos próprios aparelhos do Google.

Pelo lado das TVs, o Google Assistente chegará a uma variedade de produtos Android TV de fabricantes como AirTV, TCL, Skyworth e Xiaomi, e também será embutido em novos aparelhos Android TV da Changhong, Element, Funai, Haier, Hisense e Westinghouse. E a LG vai integrar o Google Assistente em sua linha de TVs 4K OLED e Super UHD LCD.

Além disso, o Google Assistente também está a caminho do Android Auto, colocando a marca de IA da gigante nos paineis de automóveis de mais de 40 fabricantes. O objetivo é facilitar a vida do motorista na hora de encontrar caminhos, postos de gasolina, responder mensagens e obter detalhes sobre o seu compromisso.

Finalmente, em um post no seu blog, o Google compartilhou que está dando um nome real para todos os comandos e buscas que o Google Assistente foi treinado para responder. Esses comandos de voz agora são chamados de “Actions”, e Google diz que há mais de um milhão de Actions que funcionam com serviços próprios e de parceiros. Melhor ainda: o Google agora possui um novo diretório de Actions para te ajudar a aproveitar melhor os seus aparelhos com Google Assistente.

Então o que tudo isso significa?

Bom, em primeiro lugar significa que o Google está avançando com tudo para tornar o Assistente o idioma oficial para os aparelhos eletrônicos – o mesmo objetivo que a Amazon tem para o Alexa, aliás. Comandos por voz são o futuro e o Google quer dominar esse segmento.

Em segundo lugar, todos esses aparelhos são relativamente neutros em termos de plataforma, tanto que não são ostensivamente aparelhos Android. Isso pode ajudar a espalhar o “charme” de serviços como Google Maps e Photos entre usuários de iPhones, por exemplo.

Em terceiro lugar: a Inteligência Artificial fica mais inteligente com machine learning. Então, quanto mais pessoas usarem o Google Assistente, melhor ficará a plataforma da gigante de buscas. E esse é um benefício que vai além de apenas ganhar dinheiro com vendas no varejo de aparelhos e alto-falantes inteligentes.

Recent Posts

DM9 e SoulCode anunciam parceria de capacitação em tecnologia

A agência DM9 e a SoulCode Academy anunciaram essa semana uma parceria para capacitar pessoas…

8 horas ago

SoftwareOne cria BU exclusiva para serviços Microsoft no Brasil

A empresa de origem suíça SoftwareOne anunciou recentemente a criação de uma unidade de negócios…

9 horas ago

CEO da Nutanix revela expectativas da parceria com a Dell

Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix, subiu ao palco do Next*, evento anual da…

11 horas ago

Neuralink fará segundo teste de implante cerebral

A Neuralink, empresa de neurotecnologia de Elon Musk, teve a aprovação da FDA (Agência de…

12 horas ago

Flexibilidade, inovação e compra da VMware pela Broadcom são motores de crescimento da Nutanix

Com as principais prioridades dos CIOs focadas na modernização de aplicações, inteligência artificial (IA), plataformas…

13 horas ago

IBM anuncia plataforma de código aberto no watsonx

Como forma de aumentar seu compromisso com o ecossistema de IA de código aberto, a…

14 horas ago