Lenovo apresenta oferta de supercomputação como serviço

Author Photo
9:45 am - 01 de fevereiro de 2022

A Lenovo apresentou na última quarta-feira (26), no seu evento em Winterstock, uma nova oferta de computação de alta performance (HPC) como serviço (aaS). O Lenovo TruScale High Performance Computing as a Service (HPCaaS) expande o portfólio TruScale everything as-a-service (tudo como um serviço) da Lenovo, permitindo que os clientes de HPC acessem maiores recursos de supercomputação.

De acordo com a empresa, com o lançamento, os clientes podem pagar pelo que consomem; dimensionar facilmente os clusters de HPC removendo limitações de recursos; executar aplicativos em escala sem gargalos de arquitetura; traduzir investimentos de capital em despesas operacionais, evitando ciclos orçamentários longos e intensivos e atrasos na aquisição; gerenciar orçamentos e visualizar o consumo e o faturamento através do Portal TruScale da Lenovo; e acessar hardware especializado.

“Desenvolvemos essa oferta para tornar os recursos de computação de alta performance mais fáceis e rápidos de implementar, oferecendo aos pesquisadores a liberdade de ter uma visão mais ampla, sem que a tecnologia seja uma barreira para o sucesso”, declarou Scott Tease, vice-presidente e Gerente Geral de HPC da Lenovo.

O típico cluster de HPC é executado quase na capacidade máxima, com demandas cada vez maiores por ciclos de computação e armazenamento e pouco espaço para as cargas de trabalho adicionais. O Lenovo TruScale HPCaaS fornece capacidade adicional e capacita melhor as instituições de pesquisa a concorrerem por subsídios enquanto obtêm insights mais rápidos. A tecnologia fornece soluções em nível de rack para a nuvem.

O TruScale HPC as a Service maximiza os recursos do cluster de HPC e controla o acesso compartilhado por meio do modelo de pagamento por uso (pay-per-use) gerenciado e suportado pela Lenovo. Com a tecnologia instalada diretamente no Data Center do cliente, os gerentes de carga de trabalho de HPC podem acessar e alocar recursos sob demanda.

Segundo a empresa, recursos de clusters adicionais podem ser obtidos pelo acesso “push-button”, permitindo que as empresas utilizem recursos adicionais de computação, armazenamento e aceleração conforme a necessidade.

O Lenovo TruScale HPCaaS também promete altos níveis de controle e segurança. Os recursos de HPC no local proporcionam acesso contínuo e protegido aos dados sem nenhuma alteração na programação de trabalho, ou riscos potenciais associados à exposição pública da nuvem, segundo a empresa.

Os profissionais especializados da Lenovo também garantem a segurança dos dados – da instalação à utilização e até a desativação, sem nenhuma cobrança pela entrada e saída de dados associada ao uso.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.