KiboVisión diminui custos com impressão 3D
Tecnologia permitiu à fabricante de equipamentos ópticos médicos criar área exclusiva voltada a projetos de produtos personalizados

A KiboVisión, empresa argentina reconhecida pelo desenvolvimento e produção de sistemas ópticos e de iluminação exclusivos para uso médico, foi capaz de melhorar notavelmente seus processos de fabricação por meio da adoção da tecnologia de impressão 3D Stratasys.
Os principais desafios que a KiboVisión enfrentava eram os altos custos e o grande intervalo de tempo exigidos pelos métodos tradicionais de produção, que requeriam a fabricação de moldes e o uso de sistemas de injeção de plásticos.
Para superar esses obstáculos e ganhar inovação e diversificação, a empresa adquiriu dois modelos de impressora 3D da Stratasys: as soluções uPrint SE Plus, ideal para modelagem 3D, e Fortus 170, caracterizada pela interface simples e intuitiva e por recursos como monitoramento de impressão remota, câmera embutida e calibração automática.
Ambas as impressoras permitiram à KiboVisión o desenvolvimento e fabricação mais rápidos e eficientes de modelos e protótipos funcionais de telescópios, microscópios, proteção antiofuscante para pacientes com redução da capacidade visual, telemicroscópios, sistemas de iluminação por LED e câmeras que ampliam a área de visão dos cirurgiões no momento da operação.
“São vários os benefícios que obtivemos com a impressão 3D Stratasys. Entre eles estão a diminuição do tempo transcorrido entre o surgimento de uma ideia até sua etapa final de desenvolvimento e a redução dos custos exigidos por cada projeto, além da originalidade e da grande variedade de cores e de texturas que agora oferecemos em nossos produtos. Mas, sem dúvida, nossa surpresa mais agradável foi poder criar uma nova área dentro da empresa, chamada Dimpro, uma referência aos nossos processos de design, impressão e produção, que é também onde projetamos peças personalizadas para o cliente”, afirma Carlos Gallo, Diretor Executivo da KiboVisión S.A.
“Na Stratasys, pensamos que casos como esses, em que uma empresa local consegue produzir uma solução competitiva no mercado global, só são possíveis por meio do uso da tecnologia”, diz Anderson Soares, Gerente de Território Stratasys para o Brasil. “Nossas empresas têm muito talento, criatividade e engenharia. Estamos certos de que somar essa expertise às vantagens que podemos obter hoje com a impressão 3D é o passo que irá impulsionar nossos países para a transformação de sua matriz produtiva”, conclui Soares.