Kaspersky une-se à polícia holandesa para combater ransomware

Author Photo
5:34 pm - 14 de abril de 2015
Kaspersky une-se à polícia holandesa para combater ransomware
A empresa de software de segurança Kaspersky está trabalhando com a National High Tech Crime Unit (NHTCU), polícia da Holanda, para oferecer aos usuários uma ferramenta gratuita que decifre arquivos com ransomware, como o CoinVault, que bloqueiam os dados do usuário até que um resgate seja pago.

O CoinVault infecta sistemas Windows e criptografa arquivos para que seus proprietários originais não possa acessá-los. Ele tem sido usado por cibercriminosos desde novembro do ano passado para pedir resgaste aos usuários.

O NHTCU descobriu um banco de dados de chaves de decodificação no CoinVault. A agência compartilhou as informações com a Kaspersky para criar uma ferramenta que ajude a desbloquear os arquivos criptografados dos usuários e restaurá-los para seus sistemas.

Mais de 700 PCs foram vítimas do CoinVault somente na Holanda, com mais centenas de usuários sendo afetados na Alemanha e nos Estados Unidos.

As ferramentas da Kaspersky, no entanto, ainda não são uma solução infalível para combater completamente o CoinVault. Por outro lado, a polícia holandesa está investigando ativamente a questão e espera encontrar novas chaves e aumentar a taxa de sucesso da ferramenta.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.