JumpCorp e PUC-Campinas anunciam laboratório de IoT e IA

A-IoT Lab Brasil tem como objetivo impulsionar desenvolvimento de soluções e capacitar profissionais

Author Photo
5:30 pm - 20 de fevereiro de 2024
A-IoT Lab Brasil, JumpCorp Integrador de dispositivos IoT é demonstrado no A-IoT Lab Brasil. Foto: Divulgação

A JumpCorp, empresa brasileira de tecnologia AIoT, e o Mescla, hub de inovação tecnológica da PUC-Campinas, anunciaram essa semana a criação conjunta do A-IoT Lab Brasil. A estrutura busca impulsionar o desenvolvimento de tecnologias de internet das coisas (IoT) e inteligência artificial (IA), gerar soluções de comunicação entre dispositivos e capacitar profissionais.

O laboratório também será apoiado por algumas empresas: American Tower, Constanta, Everynet, Khomp, Nokia, Qualcomm, Semtech e TIP Telecom, além da AWS Academy e da ABINC (Associação Brasileira de Internet das Coisas). O Lab dispõe de infraestrutura e agenda conjunta que prevê trilhas de capacitação e projetos de pesquisa e desenvolvimento a partir de demandas reais.

Leia também: Startup israelense BioCatch fecha 2023 com recorde de vendas

O novo laboratório funcionará no Campus I da PUC-Campinas. Prevê a capacitação de profissionais para a criação de tecnologias em IoT e IA. A cerimônia de inauguração ocorreu na segunda-feira (19).

Segundo Diane Teo de Moraes, gerente do Mescla, a proposta é ter uma rede ativa compartilhando informações sobre o mercado e desafios, além de atuar em capacitação com conteúdo técnico e vivência na área com projetos de pesquisa e desenvolvimento de soluções. “Reunimos grandes players do segmento para integrar ao ambiente de inovação e tecnologia da PUC-Campinas, equipamentos e sistemas para testes, aprimorando ainda mais nossa estrutura de acesso a redes IoT”, diz.

O reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci Júnior, disse que o A-IoT Lab Brasil tem como objetivo reforçar a ligação entre universidade, iniciativa privada e órgãos governamentais. “Uma instituição de ensino não pode se ‘encastelar’, é preciso se associar a parceiros de fora para buscar soluções inovadoras e que auxiliem na criação de uma sociedade mais justa”, disse.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.