Juan Perez: “Eu acredito que a IA se aplica para todas as empresas”

CIO da Salesforce fala sobre segurança e Inteligência Artificial – frisando que esses são assuntos para empresas de todos os tamanhos

Author Photo
3:33 pm - 21 de julho de 2022
Juan Perez, CIO da Salesforce Juan Perez, CIO da Salesforce

Grande parte das empresas brasileiras está olhando com atenção para a proteção de dados e colocando seus esforços não só de investimento, mas também culturais para se proteger. Essa é a opinião de Juan Perez, CIO da Salesforce. O executivo, em visita ao país, nos contou a visão da empresa sobre dois assuntos latentes na tecnologia: segurança e Inteligência Artificial.

“Temos muitas estatísticas que mostram que os gastos globais em IA aumentarão. Uma pesquisa do IDC, por exemplo, revela que, em 2024 o gasto total em IA vai duplicar e chegará a US$ 110 bilhões. Isso indica que as empresas estão investindo”, exemplificou.

E se engana quem pensa que IA e automação é assunto apenas para as grandes empreas. “As pessoas se confundem o que é IA. Nós vemos a IA como muitas oportunidades de ser capaz de analisar dados, quais são as tendências do negócio e que podem dar detalhes para melhorar os negócios. Por isso, eu acredito que a IA se aplica para todas as empresas. Por exemplo, automatização pode ajudar a eliminar processos de atividades repetitivas. A IA pode ajudar a receber melhor informação sobre como os clientes se sentem a respeito dos serviços ou produtos e ajuda a criar mais personalização para ser mais assertivo com o cliente”, diz Juan.

Confira os melhores momentos do bate-papo:

IT Forum: Como o trabalho híbrido se tornou um desafio para a segurança?

Juan Perez: Esse é um grande desafio que todos estamos enfrentando: qual é o melhor modelo? quantas pessoas vêm ao escritório? por quantos dia cada um irá?. Aqui, criamos é um método onde as pessoas podem ter segurança de onde estiver. Nós temos essa possibilidade pois usamos o Slack, plataforma comprada pela Salesforce há algum tempo e é focada no trabalho eficaz independente do local.

IT Forum: Além das tecnologias, quanto a engenharia social é um fator decisivo para a segurança?

Juan Perez: Esse é um tema muito importante para mim. Em primeiro lugar, como CIO, acredito que seja muito importante treinar os funcionários sobre como gerenciar as informações, garantir que os sistemas estejam bem protegidos e que existam bons controles sobre como os sistemas dos funcionários são gerenciados.

E eu acredito que os investimentos necessários para isso não vão parar. Embora os orçamentos de TI possam estar sob pressão, creio que as empresas continuarão investindo em tecnologia, educação e treinamento para que os usuários possam lidar com as informações corretamente.

IT Forum: Por outro lado, vemos sempre a discussão de não ser mais sobre se uma empresa será atacada, mas quando. Essa é uma preocupação na Salesforce?

Juan Perez: Constantemente. Para mim, é uma das coisas mais importantes em relação à segurança. Necessitamos estar preparados para um incidente e mostrar o que fazemos de forma clara, transparente e eficaz, além de estarmos em uma posição de tecnologia de defesa em vários níveis. É sempre muito importante ter vários níveis de segurança porque, se algo der errado, outros níveis podem nos defender.

É essencial para todos os CIOs sempre praticar algum mecanismo de resposta no momento em que têm um evento desse tipo: como contamos com as equipes, quais empresas podem nos ajudar a ver as coisas corretamente e saber quais são as ações que precisam ser tomadas nos momentos certos para proteger os outros sistemas que não estão comprometidos.

IT Forum: Como você vê o Brasil no cenário de segurança da informação?

Juan Perez: Não posso te dar uma resposta clara, porque estou a pouco tempo aqui. Mas conversei com outros CIOs e com uma empresa que compramos aqui no Brasil e em todas as oportunidades eu falei sobre segurança e todos articularam a importância de segurança em seus investimentos e da importância de nos manter atualizados ao que está acontecendo ao redor e podem afetar as operações. Então, ao menos nas conversas que tive, é bastante claro que para nossos clientes e, para dentro da companhia, a segurança da informação é extremamente importante.

IT Forum: Essa conscientização deve acontecer para todas as empresas, inclusive as pequenas e médias?

Juan Perez: Sem dúvidas, esse é um problema de todos: das pequenas, médias, setor público, hospitais, etc. Esse é um problema que todos tem que levar a sério. Na Salesforce temos uma política de segurança bem séria. Por isso, como nossa tecnologia se usa em qualquer tipo de empresa, desde as gigantes até as pequenas, nós vemos a importância de segurança da mesma forma.

IT Forum: Quais os desafios de uma empresa presente em mais de 100 países, como a Salesforce, de se adequar às leis de privacidade de cada país?

Juan Perez: Está chegando a um ponto em que, se a companhia se assegura que a proteção está completa e que está aderindo as regras de uma região, muitas dessas conformidades também são as pedidas por outros países. Não temos que inventar tudo outra vez por causa de cada país. Mas não acredito que isso vai parar agora, os consumidores estão mais detalhistas e mais preocupados e vão seguir demandando que protegemos.

IT Forum: Mudando um pouco de assunto… qual a importância da Inteligência Artificial para os negócios?

Juan Perez: Temos muitas estatísticas que mostram que os gastos globais em IA aumentarão. Uma pesquisa do IDC, por exemplo, revela que, em 2024 o gasto total em IA vai duplicar e chegará a US$ 110 bilhões. Isso indica que as empresas estão investindo.

Além disso, muitas companhias estão buscando diminuir seus gastos operacionais. O Gartner disse que, em 2024, as organizações tentarão diminuir os custos operacionais em mais de 30% combinando automatização com melhores processos. E essa automatização tem muito a ver com IA. Além disso, em 2024, mais de 70% das companhias grandes terão mais de 70 iniciativas ou projetos, ao mesmo tempo, relacionados com automatização e IA.

Isso demonstra que as companhias se deram conta que precisam desse tipo de tecnologia para melhorar seus processos e diminuir os gastos. Isso também indica que as companhias entenderam que para seguir adiante, vão precisar seguir reduzindo os gastos e que a única maneira de fazer isso vai ser através da automatização e da IA.

IT Forum: Quais são as verticais que mais estão olhando para isso?

Juan Perez: As companhias de serviços estão entendendo que precisam simplificar seus processos e buscar como automatizar processos para diminuir seus gastos. As companhias de finanças e as empresas que têm muitas vendas precisam buscar como ser mais eficientes. Mas todas as companhias se dão conta e sabem que têm oportunidade para melhorar seus processos com a tecnologia.

IT Forum: Assim como segurança, as pequenas e médias empresas devem olhar para IA?

Juan Perez: As pessoas se confundem o que é IA. Nós vemos a IA como muitas oportunidades de ser capaz de analisar dados, quais são as tendências do negócio e que podem dar detalhes para melhorar os negócios. Por isso, eu acredito que a IA se aplica para todas as empresas. Por exemplo, automatização pode ajudar a eliminar processos de atividades repetitivas. A IA pode ajudar a receber melhor informação sobre como os clientes se sentem a respeito dos serviços ou produtos e ajuda a criar mais personalização para ser mais assertivo com o cliente.

IT Forum: A partir desses exemplos… é necessário saber para qual fim usar os dados antes da tecnologia?

Juan Perez: Isso é muito importante. O que aconteceu nos últimos anos é que, com todos esses bons sistemas, as empresas capturam cada vez mais informações e essa informação continua crescendo. E, com a nuvem, aumenta ainda mais capacidade de armazenamento. Se não tem processos, as pessoas adequadas, projetos adequados é possível que a empresa gaste muito dinheiro fazendo análise de dados e não ter nenhum resultado.

Na minha opinião, é importante ter um pouco de estratégia de como conduzir o dado para que, no futuro, não se torne algo difícil de resolver. A segunda é ter foco nas coisas mais importantes, porque é fácil se distrair com coisas que não darão resultado.

IT Forum: E qual o papel do Brasil na Salesforce em todas essas áreas?

Juan Perez: Aqui é um lugar perfeito para que a Salesforce possa ajudar os clientes a melhorar processos, resultados, como conduzem os vendedores e a utilizar a IA. Temos muita oportunidade para a empresa crescer, mas por meio do êxito de nossos clientes. Vemos muitas companhias buscando essa ajuda, principalmente em um ambiente com a inflação alto, com muita pressão com os gastos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.