Jogos Olímpicos Rio 2016 será evento mais digital da história

Author Photo
10:16 am - 05 de agosto de 2016
Jogos Olímpicos Rio 2016 será evento mais digital da história

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 será o evento mais digital da história. De acordo com análise realizada pela Adobe Digital Insights (ADI), um dos motivos para isso é que o evento será centrado em dispositivos móveis, inclusive para acompanhamento de resultados e compartilhamento de conteúdos relacionados. 

Como parte da pesquisa, a Adobe analisou buzz e engajamento gerados pelo tema nas redes sociais e aponta que, aos poucos, as menções referentes aos jogos têm ganhado tração. Em quatro meses, o volume de menções cresceu 220%, passando de 20 mil menções por dia para 64 mil menções por dia.

Ao analisar comentários nas redes sociais em todo o mundo, os EUA levam o ouro em relação ao engajamento dos fãs nas mídias sociais. A Grã-Bretanha fica em segundo lugar e o Canadá em terceiro. O Brasil aparece em 8º lugar e a Alemanha em último de um ranking de 13 países.

A atleta com maior número de menções – mais de 400 mil globalmente em redes sociais – é Serena Williams. Ela tem cinco vezes mais comentários nas redes do que qualquer outro atleta da delegação americana, ficando à frente de ídolos como Michael Phelps (que aparece em terceira posição).

A análise do ADI também aposta que os jogos irão impulsionar vendas de algumas categorias de produtos em cerca de 80%. “Normalmente, grandes eventos esportivos impulsionam o desejo de comprar”, explica Becky Tasker, analista do ADI. Em 2012, por exemplo, as vendas de equipamentos esportivos de inverno (patins, equipamentos de hóquei, equipamento de esqui e equipamentos de snowboard) tiveram um aumento de 82%, aponta o analista. “Há tendências semelhantes para 2016”, encerra.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.