Jeep lança plataforma de conectividade para oferecer ‘carros como gadgets’

Em parceria com a TIM, novos modelos no Brasil disponibilizarão Wi-Fi hotspot dentro dos veículos, permitindo novas possibilidades de conectividade

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12:26 pm - 05 de abril de 2021
Jeep carro conectado

Grande potencial da Internet das Coisas – o de conectar tudo à nuvem – tem destravado novas possibilidades e inovações para a indústria automobilística. Próxima fronteira da conectividade mira nos carros para torná-los grandes gadgets de informação, assistência e, até mesmo, de entretenimento. Nesta direção, a Jeep Brasil anunciou nesta segunda-feira (5/4) nova plataforma de conectividade, chamada de Adventure Intelligence by Jeep Connect. O serviço estreia com o modelo Renegade, primeiro carro conectado da marca e da Stellantis no Brasil. Segundo a companhia, todos os modelos Jeep fabricados no País terão a possibilidade de habilitar a plataforma inteligente.

Na prática, a plataforma Adventure Intelligence permite ao proprietário e aos ocupantes do carro, se valerem de uma rede Wi-Fi dentro do veículo. Essa habilidade se dá devido a uma parceria com a operadora TIM, que disponibiliza um e-SIM 4G que vem com os novos modelos Renegade já de fábrica. De acordo com a operadora, o chip virtual que dá acesso ao Wi-Fi nativo a bordo, consegue garantir a qualidade e continuidade de serviço. Para uso dessa conectividade, clientes deverão assinar os planos que mais se adequarem às suas necessidades de conexão. Eles iniciam a partir de R$ 30. Os serviços conectados da plataform também serão, eventualmente, cobrados por meio de assinatura.

“Você vai ter o seu celular integrado com o seu veículo e o seu veículo integrado com uma plataforma de conexão”, resume André Souza Ferreira, CIO do grupo FCA, durante evento que anunciou a novidade ao mercado nesta segunda-feira. “Do meu celular, consigo entender qual o nível de combustível do meu veículo, consigo abrir e fechar. Estamos trazendo algo inovador para o Brasil. Carro conectado é uma tendência e estamos iniciando com o Jeep Renegade, mas outros produtos virão em breve com conectividade”, acrescentou.

Os clientes podem ter acesso à plataforma e os serviços conectados com cadastro já na concessionária. Lá o cliente realiza um registro prévio com dados simples. Então, recebe um e-mail para finalizar o cadastro do veículo adquirido e, a partir daí, pode passar a utilizar o aplicativo do Adventure Intelligence no celular e portal. A novidade também inaugura outra fronteira de conectividade, no caso a voz. Proprietários do Jeep Renegade poderão ativar algumas funcionalidades a partir de assistentes inteligentes de voz, como a Alexa, da Amazon. Será possível perguntar à assistente coisas como status do combustível, quilometragem do veículo e ainda efetuar operações remotas, como acionamento de luzes e buzina.

Conveniência e assistência

A plataforma Adventure Intelligence se vale também de alguns recursos de conveniência, como mapa inteligente que, ao olhar para os dados do próprio carro, consegue sugerir coisas como a necessidade de abastecimento e o posto de combustível mais próximo para isso ser resolvido. O proprietário também poderá checar no aplicativo correspondente a localização do veículo, recurso que pode vir a calhar quando se deixa o carro estacionado em shoppings, por exemplo.

Munido de um botão físico, o Renegade também permite acionar uma assistência de emergência e seguro em caso de acidente. Em casos de acidentes graves, alguns itens de segurança do veículo, como os air bags, serão acionados e, dessa forma, o sistema fará uma ligação automática para o call center, que agirá conforme necessário para ajudar na situação, passando as últimas coordenadas do GPS e as informações básicas do veículo para o serviço de emergência responsável pela área do acidente.

Como veículo conectado e que permite o seu rastreamento em tempo real, proprietários poderão, em teoria, recuperá-los com mais agilidade em caso de furto ou roubo. Sensores no carro também indicam e alertam o proprietário caso identificarem a possibilidade de furto.

Peça central na transformação digital de serviços, hábitos e comportamento do consumidor, os carros, na visão de Souza Ferreira, CIO, da FCA, caminham para uma integração com seu ecossistema cada vez maior. “Não só veículo com veículo, mas com suas plataformas e todo esse ecossistema urbano, da mobilidade”, destaca.

 

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