Itaú Unibanco entra no mercado cripto com nova unidade de negócios

Banco foca em expandir sua oferta de produtos com tokenizadora

Author Photo
2:40 pm - 14 de julho de 2022

O Itaú Unibanco anunciou hoje (14) a criação da Itaú Digital Assets, nova unidade de negócio responsável pelo processo de transformação de ativos em tokens. O objetivo é democratizar e tornar mais acessíveis os produtos de investimento.

De acordo com o banco, o novo negócio é resultado do amadurecimento das tecnologias que a empresa está estudando desde 2015, como o blockchain. Além disso, o lançamento está alinhado ao processo de digitalização do banco e às tendências que apontam para um futuro em que uma fração relevante dos ativos financeiros serão “tokenizados”.

Essa nova área fará parte da diretoria de Mercados Globais, Tesouraria e América Latina do Itaú Unibanco, liderada por Pedro Lorenzini. “Nossa ambição é expandir cada vez mais nossa capacidade de atender os clientes. E a Itaú Digital Assets abre caminho para o incremento e diversificação da oferta de produtos, em um movimento totalmente conectado ao processo de digitalização do banco”, afirma o executivo.

Os ativos tokenizados permitirão aos investidores em qualquer escala participar de investimentos financeiros que já fazem parte do portifólio do Itaú, mas que hoje são restritos aos clientes de alta renda ou institucionais, por meio de uma oferta fracionada. “A plataforma fará tanto a emissão, a distribuição e a custódia de criptoativos (tokens) quanto a integração com os demais produtos e canais do Itaú”, explica Vanessa Fernandes, global head da Itaú Digital Assets.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.