IT Mídia lança podcast sobre liderança: conheça o novo IT Forum Líderes

Na estreia, presidente da SAP para a América Latina e Caribe, Cristina Palmaka revisa a carreira e fala sobre liderança, corrida e diversidade

Author Photo
12:00 pm - 04 de março de 2021
Foto: Divulgação/SAP

Com o objetivo de investigar a trajetória de grandes líderes da indústria de tecnologia e, de quebra, ouvir lições de liderança com quem chegou no topo, a IT Mídia estreia um novo podcast, o IT Forum Líderes. No primeiro episódio, Cristina Palmaka, presidente da SAP para a América Latina e Caribe, relembra os primeiros anos de carreira, as sucessivas conquistas corporativas, mas não deixa de citar os desafios. “Cada vez que eu reflito essas passagens, cada momento foi importante. E os mais desafiadores foram os que mais me ajudaram a ser e a me tornar uma executiva com visões diferentes”, contou ao podcast.

Na multinacional alemã SAP, há mais de oito anos, Cristina se tornou a primeira mulher a assumir a presidência da SAP Brasil. Sob a sua liderança, a operação conquistou uma certificação EDGE para Igualdade de Gênero. Em julho de 2020, vinha a promoção para assumir a América Latina e Caribe. Sob sua tutela, mais de 5 mil funcionários e, atualmente, mais de 50 mil clientes.

Assista também: ITF Grandes Entrevistas: Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil

Lidar com uma dimensão transfronteiriça requer certo pragmatismo na liderança, claro, mas principalmente confiança nos times e o que Cristina destaca como “diversidade de pensamentos”. Ao mesmo tempo, a perspectiva multicultural da região também inspira a liderança. “O mais importante é respeitar. Não é tentar mudar a forma como cada um dos países enxerga ou atua diante de determinada situação. É também aprender com isso”, indica. “Acho que esses aprendizados fazem com que a gente reflita como liderar melhor e aprender com esses diferentes talentos, de diferentes culturas e idades, que estão espalhados pela região”.

Como correm os líderes

Cristina cita durante a conversa uma das obras do escritor japonês Haruki Murakami, “Do que eu falo quando falo de corrida”, quando ele parafraseia um sábio ditado popular: “a dor é inevitável. O sofrimento é opcional”. “Você tem de se lembrar porque você está lá fazendo aquele esforço”, associa Cristina que fez dos tênis de corrida companheiros inseparáveis há 20 anos e tem se dedicado a correr maratonas há cerca de 10 anos. Há na corrida, um paralelo com a vida corporativa.

“Depois que eu comecei a correr de forma mais estruturada, a fazer maratonas, foi um marco com a conexão que eu faço no dia a dia. Você tem que se preparar, ter uma disciplina, ter uma alimentação mais ou menos regrada, principalmente antes das provas. A maratona é um objetivo, mas para chegar lá, você tem de fazer vários treinos longos, essa preparação é muito importante e na vida corporativa é assim, você não chega em uma reunião despreparada, você tem de se preparar, saber qual é o problema, saber qual mensagem você quer falar, saber ouvir, seja em um evento, reunião de negócios, seja com o seu time, e não só tecnicamente sobre o tema, mas preparado do ponto vista humano e emocional, é fundamental”.

Escute na íntegra o primeiro episódio do IT Forum Líderes. Também disponível no Spotify.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.