ISPs serão terceiros em market share de banda larga ainda neste ano

Dados revelam curva de crescimento acentuado nos próximos meses

Author Photo
11:18 am - 21 de junho de 2018

Os provedores de Internet (ISPs, na sigla em inglês) podem ter a terceira maior fatia do mercado brasileiro de banda larga ainda este ano, no terceiro trimestre.

Segundo dados da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) e da Anatel, hoje os ISPs têm 17,30% do mercado (5,182 milhões de conexões), mas a curva de crescimento dos provedores regionais deverá ter um crescimento mais acentuado do que a das operadoras nos próximos meses, seguindo o ritmo que dobrou sua base de atendidos nos últimos dois anos.

Já informações da Associação dos Provedores de Internet do Sul (InternetSul) dão conta de que cerca de 500 dos aproximadamente 7 mil ISPs do país estão no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, estados que concentram em torno de 500 mil empregos neste setor.

Ainda conforme a entidade, as empresas deste segmento em todo o país compram um volume de cabos e fibras maior do que as operadoras de Telecomunicação, sendo responsáveis por movimentar os mercados de base ao segmento de Internet e Banda Larga.

Voltado a este segmento, um evento deverá movimentar a cena de provimento de Internet no Sul esta semana: o Future ISP Expedição, que acontece em Porto Alegre-RS no dia 21 de junho.

Realizado mensalmente pelos produtores do Future ISP (maior evento nacional de provedores e operadoras regionais) em cada região do país, o Expedição terá palestras e painéis de discussões com especialistas do setor de telecomunicações e provimento de acesso, além de empresas expondo soluções na área de feira e muitas oportunidades de networking e troca de informações.

Entre os palestrantes, estarão a engenheira Ana Paula Meira, da SCM Engenharia, David Marcony F. Nascimento, produtor do ISP Future Expedição e ISP Future Nacional, Cesar Mendonça, diretor da LANCore, Rafael Nahid, consultor da Khomp, Guilherme Nigri, sócio-fundador da ISP Consultoria, Iuri Rebouças Britto, regional sales manager da Cambium Networks no Brasil e Jadson Welder, CEO do EasyIT Group.

Também haverá presença dos youtubers Talisson Ferreira, do canal Loucos da Telecom, e Matheus Marmentini, do canal FiberSchool.

“Tudo isso de forma 100% gratuita”, destaca o produtor do evento, David Marcony Nascimento. “O público varia entre 150 e 450 pessoas, majoritariamente composto por diretores, gerentes e coordenadores das áreas de provimento de internet e telecomunicações”, comenta.

Nascimento destaca que, em 2017, os eventos regionais do Future ISP receberam mais de 2.500 participantes e a edição nacional somou um público total de mais de 10 mil pessoas.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.