IoT: Samsung lança curso on-line e gratuito em parceria com USP

Author Photo
4:46 pm - 14 de agosto de 2015
IoT: Samsung lança curso on-line e gratuito em parceria com USP
A Samsung anunciou curso on-line e gratuito voltado para internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológicos (LSI-TEC) e apoio do Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli – USP). Segundo a empresa, com o Tech Institute Internet das Coisas, como foi batizada a iniciativa, estudantes de todo o Brasil, independente do ano letivo, contarão com uma plataforma para aprender como explorar essa tendência.

Com início das atividades previstas para 2016, o curso terá carga horária de até 30 horas sobre temas como: internet das coisas, programação em computadores, eletrônica, programação em blocos eletrônicos com Arduino, programação em celulares e tablets e montagem de protótipos. O conteúdo, além de abordar soluções para casas conectadas, trará aos alunos orientações para o desenvolvimento de recursos de IoT para dispositivos vestíveis e até mesmo, para cidades mais inteligentes.

O curso proporciona ainda a aplicação prática dos conceitos. Assim, os alunos serão incentivados a criar um protótipo funcional. Os participantes que tiverem pelo menos 70% de aproveitamento no teste final de cada etapa recebem um atestado de conclusão do curso.
Até amanhã (15/8), 32 alunos do Ensino Médio de escolas públicas de São Paulo participam de um workshop de internet das coisas, também promovido pela Samsung em parceria com o LSI-TEC e Poli-USP. A atividade é considerada uma etapa “piloto” do novo projeto Tech Institute Internet das Coisas. Durante quatro dias, os alunos recebem formação básica, já podendo colocar em prática os conceitos de IoT e criar soluções inovadoras para uma casa conectada. 

A Samsung informou o site para inscrições será disponibilizado a partir do primeiro trimestre de 2016.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.