Internet Explorer representa menos de 10% dos usuários de browsers. Chrome lidera com folga

Confira o balanço do uso de navegadores durante o mês de setembro

Author Photo
3:31 pm - 03 de outubro de 2018

O Internet Explorer, da Microsoft, caiu para menos de 10% pela primeira vez, no mês passado, registrando o número total de usuários de navegadores da companhia para uma baixa recorde. Segundo a Net Applications, a fatia de usuários do IE despencou nove décimos de um ponto percentual em setembro, caindo para 9,94%. A maior parte disso – aproximadamente 83% – foi contabilizada pelo IE 11, a versão final do navegador.

Juntos, o IE e o Edge – o navegador padrão do Windows 10 – controlavam apenas 14% da participação global de usuários de setembro, um declínio de 1,1 pontos percentuais em relação ao mês anterior. Esse valor de 14% foi um recorde de baixa para este século.

A Net Applications calcula o compartilhamento de usuários detectando as cadeias de agentes dos navegadores que as pessoas executam para alcançar os sites dos clientes da empresa. A empresa registra as sessões dos visitantes – visitas ao site, essencialmente, com várias sessões diárias possíveis – em vez de contar usuários, como antes. Portanto, mede a atividade de maneira diferente das empresas rivais que totalizam page views.

O problema do IE e Edge

O escorregão do IE não era novidade: o navegador está em queda desde que a Microsoft anunciou que exigiria que os usuários do Windows atualizassem para a versão mais recente. O IE despencou 48,5 pontos, equivalente a um declínio de 83%, nos mais de quatro anos desde o anúncio de 2014, que desencadeou o desastre do navegador da Microsoft.

Com a perda média mensal atual, o IE + Edge cairá abaixo de 13% até dezembro, abaixo de 12% até fevereiro de 2019 e abaixo de 10% até o próximo mês de julho. Em primeiro lugar, porque o IE recebeu apenas atualizações de segurança desde janeiro de 2016, ele não é atualizado há mais de dois anos e meio. Em termos mais claros, está muito atrás de rivais como o Chrome e o Firefox.

Segundo, o Edge foi marginalizado – levado ao limite da irrelevância – no Windows 10. Em setembro, apenas 10,9% de todos os usuários do Windows 10 confiaram no Edge, uma redução de meio ponto percentual e outro novo recorde para o navegador que a Microsoft esperava tabelas.

Google Chrome continua em crescimento

O Chrome adicionou um ponto percentual total de compartilhamento de usuários no mês passado para alcançar 66,3%, um recorde para o navegador. Nos últimos 12 meses, o Chrome ganhou 6,7 pontos percentuais, o único entre os quatro principais navegadores a aumentar sua porcentagem durante esse período.

Se a tendência do ano passado continuar inalterada, o Chrome será responsável por dois terços de toda a participação do usuário em algum momento deste mês. O Chrome poderia representar 70% da participação global, a partir de abril de 2019, e incríveis 75% até janeiro de 2020.

Nenhum navegador atual pode ser visto de forma realista como um concorrente digno do Chrome. O Microsoft’s Edge claramente não conseguiu energizar os usuários do Windows 10, o Safari, da Apple, está restrito ao enclave do macOS e o Firefox, da Mozilla, entre a sobrevivência e a extinção.

A Net Applications atrelou a alteração no compartilhamento de usuários do Firefox em mais de um décimo de ponto percentual. O navegador de código aberto encerrou setembro com 9,6% de participação, a menor marca em dois anos. Cálculos usando a média de 12 meses previram que o navegador cairá para 9% até dezembro, e abaixo de 8% até abril de 2019.

Além disso, o Safari perdeu menos de um décimo de ponto percentual, chegando a 3,6%. Em setembro, apenas 38% de todos os proprietários de Mac usavam o Safari como seu navegador principal. Como os usuários do Windows, eles mudaram do padrão do sistema operacional para uma alternativa, provavelmente o Chrome.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.