Internet das Coisas: estratégia voltada para arquitetura é essencial para mitigar riscos

Author Photo
2:34 pm - 17 de abril de 2015
Internet das Coisas: estratégia voltada para arquitetura é essencial para mitigar riscos
A Internet das Coisas (IoT) gera oportunidades sem precedentes para os negócios. Esse cenário, no entanto, vem acompanhado de riscos. A chave para gerenciá-los, de acordo com o instituto de pesquisas Gartner, mas ao mesmo tempo aproveitar as oportunidades, é desenhar uma estratégia de arquitetura orientada para IoT.

Segundo Mike Walker, diretor de pesquisas do Gartner, arquiteturas empresariais têm a grande oportunidade de se posicionarem no coração dos negócios digitais. Para isso, é preciso estabelecer competências que exploram IoT de forma relevante para a arquitetura de negócios (EA, na sigla em inglês). O Gartner listou quatro delas.

Informação de tudo
Isso permite uma visão detalhada sobre o que os clientes querem, e como conectar suas necessidades com a jornada planejada por uma organização para seus clientes.

Mudança de “coisa” para “composição”
Enquanto as “coisas” individuais não são, talvez, interessantes, ao usar sua conectividade para agrupá-las para medir determinados dados, ou formar novos modelos de negócios e usos, cria-se um potencial quase ilimitado.

Convergência
Tecnologias inteligentes e conectadas não vão reunir apenas as “coisas” a pessoas, lugares e informações, vão criar novas oportunidades.

Próximo nível de negócios
A Internet das coisas vai interferir em procedimentos estabelecidos por revelar melhores maneiras de medir e operar a organização a partir de análises.

Como IoT vai gerar uma grande quantidade de dados, o volume de informações também vai resultar em riscos legais e regulatórios. Para blindar o ambiente, o primeiro passo recomendado por Walker é reunir várias unidades de negócio e líderes de TI para explorar como Internet das Coisas pode impactar seus negócios. Depois, esses profissionais devem chegar a um acordo sobre cenários para mitigar riscos, finaliza.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.