Categories: Notícias

Internet cria novos negócios e impulsiona empresas tradicionais a apostarem em colaboração

A internet não apenas propiciou a criação de novos negócios, mas também traz atributos dessas empresas à companhias tradicionais. Por isso, o painel de debate do evento Innovation Tour, promovido pela Open Text, reuniu nesta quarta-feira (7), em São Paulo, lideranças executivas de negócios essencialmente digitais —  CEO do Twitter, Guilherme Ribenboim, e o CEO do Terra, Paulo Castro — ao lado do líder de TI tradicional de uma empresa que nasceu muito antes da revolução digital: o CIO da Goodyear, Rui Moreira
Convidados para apresentar seus cases de inovação, Ribenboim começou a conversa apresentando a tendência da segunda tela a partir das conversações no Twitter. “A internet está trazendo de volta a chance de socializarmos diante da TV. A conexão entre Twitter e televisão enriquece essa experiência”, comenta. Para exemplificar, trouxe para a plateia dados do jogo entre Corinthians e Chelsea, realizado na final do campeonato mundial de clubes da Fifa em 2012, que alcançou um volume de 5000 tweets por minuto na rede.
O design e a dinâmica imediatista foram os destaques mencionados por Castro, do Terra, empresa de mídia que embora já tenha nascido na era digital, teve que se adaptar à evolução da rede e do seu mercado. No começo desse ano o portal ganhou não só um novo visual, como também uma nova dinâmica. O usuário se loga e passa a ter acesso a uma seleção de conteúdo customizada, seguindo o perfil individual de navegação e preferências. “Resolvemos quebrar a ditadura da maioria. Não temos um Terra para todos. Temos um Terra para cada usuário.” Sobre a necessidade de entregar um conteúdo mais intuitivo para o público, Castro ressaltou: “Hoje não falta informação, mas precisamos oferecer uma informação personalizada.”
Portanto, a adaptação e necessidade de mudança não seria diferente para o negócio da Goodyear. Moreira apresentou a iniciativa da empresa de criar uma plataforma colaborativa, na qual os funcionários da fábrica podem dar ideias de como melhorar a produção e reduzir custos. De acordo com Moreira, cerca de 70% dessas ideias são implementadas.

Recent Posts

Snowflake concluirá investigação sobre ciberataque que comprometeu 165 clientes

A Snowflake anunciou que encerrará esta semana sua investigação sobre um ciberataque que afetou até…

2 dias ago

Novas oportunidades em TI: cursos e vagas com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Rockwell Automation e NVIDIA colaboram para robôs industriais com IA

A Rockwell Automation anunciou novas colaborações com a NVIDIA para impulsionar o desenvolvimento de robôs…

2 dias ago

Real Máquinas melhora gerenciamento de estoque em 40%

A Real Máquinas, rede de concessionárias brasileiras da marca americana de máquinas agrícolas John Deere,…

2 dias ago

EXCLUSIVA: Compass UOL e Databricks fazem parceria em ofertas de dados com IA

A Compass UOL adiantou essa semana, com exclusividade para o IT Forum, que firmou uma…

3 dias ago

TI é consultora da adoção de IA nas empresas, mas falta informação

Quanto mais as empresas adotam aplicações de inteligência artificial, maior é a responsabilidade das equipes…

3 dias ago