Apenas 5% das empresas brasileiras acreditam fazer bom uso da inteligência de dados em seus negócios, revelou um levantamento feito pela Totvs, em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas. Segundo o estudo, 43% das empresas apresentam dificuldades na compreensão dos seus dados, não conseguindo capturar padrões e hábitos de consumo por meio dos canais de comunicação e vendas online.
A pesquisa, que ouviu 414 executivos, revelou ainda que 52% dos entrevistados acreditam que as empresas estão longe de adotar soluções desse tipo.
“O que observamos com a pesquisa é que existe uma baixíssima adoção da estratégia data driven, isso significa que muitas empresas estão perdendo oportunidades de negócio por não usar dados de maneira inteligente”, avalia em comunicado Diana Rodrigues, diretora de marketing da Totvs.
Leia também: Brasileiros gostariam de ‘se deletar’ da internet e pagariam por isso
A inteligência de dados é um dos principais desafios na visão de 33% dos executivos, já a LGPD domina a preocupação de 18% deles. De acordo com a pesquisa, entretanto, é a segurança de dados que mais tem desafiado as empresas, sendo citada por 40% dos entrevistados.
“O desafio da policanalidade vai além da manutenção de canais físicos e digitais. As empresas precisam assumir como urgente a necessidade de coletar, unificar e tratar todos os dados transacionados em sistemas e canais de vendas. Num futuro muito próximo, sem uma plataforma de inteligência de dados será impossível entender a jornada de compra, personalizar a comunicação e se relacionar com o consumidor de maneira omnicanal”, explica a executiva.
Com o chamado “data abundance”, volume de dados disponíveis cada vez maior, é praticamente mandatório dar maior atenção para análise das informações e obter melhores insights para o desenvolvimento do negócio, destaca o estudo.
O segundo dia do IT Forum Trancoso 2024 encerrou com a forte presença de executivos discutindo o…
Da consultoria até se tornar uma desenvolvedora de soluções de prevenção à fraude, a Horus…
Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…
Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…
A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…
Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…