Inteligência Artificial será usada para preservar vida de baleias no sul da Bahia

Parceria traz câmara térmica para reduzir o risco de colisões entre embarcações e os animais

Author Photo
3:54 pm - 18 de novembro de 2021
baleia Baleia

O Instituto Baleia Jubarte (IBJ), em parceria com as empresas Norsul e Veracel S/A, anunciou essa semana uma tecnologia para potencializar os esforços na conservação da vida das baleias jubarte na Região dos Abrolhos, no sul da Bahia: uma câmera térmica com inteligência artificial na barcaça de transforme marítimo para facilitar a visualização das baleiras na rota.

Os animais ficam de junho a novembro no Banco dos Abrolhos, principal berçário da espécie na costa do Brasil. Neste período, acasalam, dão à luz e amamentam seus filhotes nas águas do sul da Bahia e norte do Espírito Santo. Com as medidas de proteção, a espécie conseguiu se recuperar da caça indiscriminada sofrida.

Leia mais: 12 tendências estratégicas de tecnologia para 2022

Tal conquista gerou o desafio de aprimorar os esforços para manter a conservação das baleias jubarte com o transporte de carga por via marítima. A instalação da câmera, que fica acoplada à embarcação que faz o trajeto, ajudará a equipe de bordo na identificação das baleias jubarte especialmente à noite.

Para identificar a presença de baleias, a câmera térmica abastecerá um software de inteligência artificial desenvolvido pela ATON, que foi treinado com auxílio dos pesquisadores do Instituto Baleia Jubarte para reconhecer os animais. O sistema fará a captação contínua de imagens de vídeo, dia e noite, que ficarão registradas no software. Conforme a utilização da câmera, o nível de inteligência artificial será cada vez maior e capaz de distinguir imagens de baleias e de barcos de pesca, por exemplo. O equipamento é integrado ao radar da embarcação, e emite alarmes sonoros para qualquer obstáculo à frente em um raio de até 2km.

Além da redução do risco de colisão com a barcaça, o sistema também visa monitorar a incidência de baleias na rota da navegação comercial. Durante a temporada reprodutiva de 2021, os pesquisadores realizarão o teste desse sistema em campo e seu aperfeiçoamento irá possibilitar maior preservação dos cetáceos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.